Bremen está a investir 670.000 euros na adaptação climática dos cidadãos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Bremer Umweltberatung recebe 670.000 euros em financiamento para adaptação climática para apoiar cidadãos e empresas com medidas.

Die Bremer Umwelt Beratung erhält 670.000 Euro Förderung zur Klimaanpassung, um Bürger und Unternehmen bei Maßnahmen zu unterstützen.
O Bremer Umweltberatung recebe 670.000 euros em financiamento para adaptação climática para apoiar cidadãos e empresas com medidas.

Bremen está a investir 670.000 euros na adaptação climática dos cidadãos!

Bremer Umweltberatung (BUB) é o grande vencedor do novo apoio financeiro. No dia 11 de agosto de 2025, o BUB recebeu um aviso de financiamento de quase 670 mil euros – um montante que provém de fundos da União Europeia e do estado de Bremen. A senadora Kathrin Moosdorf e Ralf Stapp do BAB – Banco de Desenvolvimento de Bremen e Bremerhaven, anunciaram isso em uma cerimônia de entrega. Este projeto intitula-se “Enfrentar desafios, aproveitar oportunidades – tempo de adaptação climática” e visa apoiar os cidadãos do estado de Bremen na adaptação das suas propriedades à crise climática.

Mas o que isso realmente significa para a população local? Bremer Umweltberatung irá expandir o seu leque de aconselhamento e dirigir-se não apenas a particulares, mas também a empresas, associações de habitação e associações de hortas em parcelas. Um foco particular está no aconselhamento intensivo no local que fornece informações sobre medidas de adaptação climática e várias opções de financiamento. Entre outras coisas, estão previstas medidas para a criação de áreas de infiltração, desvedação de áreas, bem como fachadas verdes e coberturas plantadas. Workshops que abordam temas como desvedação e esverdeamento de telhados e fachadas completam a oferta.

Desenvolvimento urbano sustentável

No âmbito do projeto, será também instalado o novo “programa de financiamento Cidade Esponja”, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025. Este conceito inovador agrupa o financiamento para medidas como telhados e fachadas verdes, utilização de águas pluviais e águas cinzentas e incluirá também a desvedação. O objetivo é armazenar a água da chuva como uma esponja e liberá-la nos períodos de calor para melhorar o clima urbano. Eventos climáticos extremos, como calor e chuvas fortes, são combatidos ativamente.

Além disso, o programa “Adaptação de Áreas Urbanas e Rurais às Mudanças Climáticas”, financiado pelo governo federal desde 2020, está trazendo uma lufada de ar fresco ao desenvolvimento urbano. Apoia os municípios no planeamento e implementação de medidas amigas do clima, que também incluem a segurança e ligação de espaços verdes e abertos. A preservação da biodiversidade desempenha aqui um papel central. O novo financiamento visa criar ilhas verdes na cidade e também oferece inúmeros projetos que visam reter as águas pluviais e projetar superfícies com elementos verdes.

Até à data, foram financiados um total de 344 projetos em diversas cidades e comunidades. O desenvolvimento rumo a uma cidade próspera e resiliente ao clima não é apenas um passo certo, mas também necessário. Acontece que uma infra-estrutura verde e dinâmica não só melhora a paisagem urbana, mas também melhora a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Para Bremen, tudo isto traz uma mensagem clara: a protecção climática e a adaptação climática não são questões separadas, mas parte de um todo maior. As iniciativas do BUB, do BAB e do governo federal são a prova de que “juntos” é muito importante quando se trata de mudanças climáticas. Perguntas sobre implementação ou solicitação de financiamento podem ser feitas diretamente ao Bremer Umweltberatung. Será emocionante ver como a cidade se desenvolve e quais os efeitos positivos que as promessas de financiamento trarão nos próximos anos.