Domingo do Órgão de Bremen: Festival de som para preservação de monumentos no dia 14 de setembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Domingo do Órgão de Bremen acontecerá em 14 de setembro de 2025 na Igreja Provost de St. A entrada é gratuita.

Am 14. September 2025 findet der Bremer Orgelsonntag in der Propsteikirche St. Johann statt. Der Eintritt ist frei.
O Domingo do Órgão de Bremen acontecerá em 14 de setembro de 2025 na Igreja Provost de St. A entrada é gratuita.

Domingo do Órgão de Bremen: Festival de som para preservação de monumentos no dia 14 de setembro!

A cidade de Bremen se prepara para um destaque musical: No domingo, 14 de setembro, vários concertos e eventos acontecerão como parte do Domingo de Órgão de Bremen. Este evento coincide com o “Dia do Monumento Aberto”, cujo lema é “Valioso: inestimável ou insubstituível?” incentivará muitos cidadãos a descobrir. A partir das 15h, o cantor regional Felix Mende dará um pequeno concerto de meia hora no impressionante órgão Breil/Sauer na igreja católica de St. Johann, conforme relata Kirche Bremen.

O organista da catedral, Prof. Stephan Leuthold, fará uma moderação emocionante e, em seguida, oferecerá outra experiência musical às 16h. na Catedral de São Petri. Não só será apresentado aqui o órgão Palmieri na cripta oriental, mas a partir das 16h30. o impressionante órgão Sauer na galeria oeste também entrará em foco. Se quiser tomar um pouco de ar fresco depois de todos esses sons, você tem a oportunidade de dar um passeio até Schlachte a partir das 17h15. e relaxe com um sorvete ou café.

Um lugar com história

A Propsteikirche St. Johann, uma verdadeira joia da arquitetura de Bremen, pode relembrar uma longa história. Originalmente parte de um mosteiro franciscano, provavelmente fundado em 1241, é o único edifício remanescente do mosteiro, que foi demolido em 1834. A monumental empena oeste e o telhado alto caracterizam a silhueta do Schnoorviertel e atraíram numerosos refugiados religiosos dos Países Baixos espanhóis e da França nos séculos XVII e XVIII. A igreja foi entregue à comunidade católica recém-fundada em 1816 e reconsagrada em 1823, conforme descrito em detalhes por KGV Bremen.

Com a sua fascinante história arquitectónica e os eventos comemorativos que aqui acontecem, desempenha um papel central na vida cultural da cidade. Os órgãos que se ouvem nesta igreja são verdadeiras obras de arte - são desenhados por construtores de órgãos, arquitectos e escultores e contribuem muito para a harmonia acústica e visual que estes locais únicos oferecem. As fileiras de tubos que produzem os diferentes timbres são cuidadosamente construídas para criar uma experiência sonora distinta, conforme explicado por Denkmalschutz.de.

Entrada gratuita, doações são bem-vindas

Qualquer pessoa interessada em música sacra e que queira mergulhar no mundo dos sons de órgão está calorosamente convidada a visitar o Domingo de Órgão de Bremen. A entrada é gratuita, mas doações para apoiar a música sacra são bem-vindas. Esta não é apenas uma oportunidade de ouvir sons consagrados pelo tempo, mas também de ter conversas emocionantes com pessoas que pensam como você e aprender mais sobre os tesouros culturais de Bremen. Então, vamos à Propsteikirche no dia 14 de setembro – promete ser um dia inesquecível!