Friedrich Merz fala no Industry Day: Novas respostas para a Alemanha!
No dia 23 de junho de 2025, o BDI convida você para o Dia da Indústria em Berlim. O Chanceler Merz aborda a resiliência da indústria alemã.

Friedrich Merz fala no Industry Day: Novas respostas para a Alemanha!
Hoje, 23 de junho de 2025, acontecerá no Gasômetro de Berlim o Dia da Indústria, para o qual a BDI (Associação Federal das Indústrias Alemãs) convida você. Sob o lema "Novos tempos. Novas respostas", representantes de alto escalão do mundo empresarial se reunirão para discutir temas centrais que moldarão significativamente o futuro da indústria alemã. Além do Chanceler Friedrich Merz, o Ministro das Finanças, Lars Klingbeil, o Comissário do Comércio da UE, Maros Sefcovic, a economista Ulrike Malmendier e o Ministro da Economia da Lituânia, Lukas Savickas, estarão na agenda. O evento está a causar grande agitação, uma vez que Merz também viajará para a cimeira da NATO em Haia, no dia seguinte.
O presidente do BDI, Peter Leibinger, destaca a situação desafiadora da indústria alemã e apela a uma mudança fundamental na política económica. A situação actual, caracterizada pelo declínio da competitividade e por um aumento de 120.000 empregos perdidos no sector industrial devido à desindustrialização, é alarmante e exige soluções.
O papel da economia em tempos geopolíticos
Por ocasião da próxima cimeira da NATO, também será discutida a questão da soberania da Alemanha e da Europa em tempos geopoliticamente difíceis. De acordo com a decisão da NATO, os Estados-membros deverão, no futuro, gastar 3,5% da sua produção económica em despesas de defesa e 1,5% em infra-estruturas relacionadas com a defesa. Isto deixa claro que a indústria desempenha um papel fundamental na defesa global, o que poderá ter um grande impacto na economia nos próximos anos.
A Alemanha enfrenta uma crise estrutural, mas vários institutos de investigação já apresentam as primeiras previsões económicas positivas para 2025 e 2026. Leibinger vê uma fresta de esperança no horizonte e reconhece que o humor na economia melhorou. O governo federal está trabalhando na redução de impostos e na redução da burocracia. No entanto, continua a ser importante criar boas condições de enquadramento para a indústria, especialmente em áreas como a disponibilidade e o planeamento energético. Afinal, as empresas inovadoras são muito populares na Alemanha.
Estratégia para o futuro
Para superar o atraso no investimento, o DIW (Instituto Alemão de Investigação Económica) defende uma política industrial pan-europeia, competitiva e estratégica. A tónica não deve ser colocada nos campeões nacionais, mas sim na garantia da inovação e da mudança estrutural a longo prazo. O financiamento deverá ser distribuído de forma transparente e eficaz, prestando especial atenção às tecnologias essenciais, como a economia digital, a saúde e as tecnologias respeitadoras do clima. O objectivo é utilizar estas medidas para reforçar a força inovadora da Alemanha.
Os estudos do Fraunhofer ISI concentram-se nos crescentes desafios geopolíticos e estruturais para a indústria transformadora. Um ponto central é a descarbonização da indústria e a descoberta do que precisa ser feito. O foco deve continuar a ser na identificação de vantagens comparativas e no fortalecimento de áreas económicas que são de grande importância para a soberania estratégica da Alemanha e da UE.
As próximas semanas e meses terão de mostrar se as estratégias e medidas anunciadas são frutuosas. A Alemanha precisa de um forte impulso para continuar a desempenhar um papel fundamental como motor económico da Europa, enquanto as condições do quadro geopolítico mudam rapidamente.
Mais informações podem ser encontradas em: ZDF, DIW, Fraunhofer ISI.