Última reunião do Sínodo Estadual: Concentre-se em enfrentar a violência!
O último sínodo estadual do EKD começa em Hanover, em 25 de novembro de 2025. O foco está no planejamento para o futuro e no enfrentamento da violência.

Última reunião do Sínodo Estadual: Concentre-se em enfrentar a violência!
Hoje, 25 de novembro de 2025, acontecerá a última reunião do sínodo regional da Igreja Evangélica Luterana Regional de Hanôver. Esta reunião, que decorre até 28 de novembro de 2025, é particularmente significativa porque marca o final da atual sessão legislativa. O foco está no planeamento futuro da igreja regional e no exame crítico da violência sexual dentro das suas fileiras. Como Norte24 relatórios, o escritório regional da igreja apresentará um relatório sobre prevenção e intervenção, enquanto o bispo regional Ralf Meister também falará aos reunidos. É interessante que as pessoas afectadas pela violência sexual não possam falar publicamente durante parte da reunião; Esta área ocorre a portas fechadas.
A Igreja Evangélica Luterana Regional de Hanôver é a maior do gênero na Alemanha, com cerca de 2,2 milhões de paroquianos e uma sede central em Hanôver. É uma das 20 igrejas regionais da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD). Isto torna as próximas consultas ainda mais relevantes e inovadoras para todo o panorama protestante.
Inovações na Lei de Prevenção
A decisão de adaptar a lei por unanimidade mostra o claro compromisso da Igreja do Norte com uma maior transparência e responsabilidade. Anja Fährmann, Presidente do Sínodo de Estado, enfatizou a importância do reconhecimento transparente da injustiça sofrida. Esta iniciativa pretende garantir que as pessoas afetadas terão melhor acesso aos serviços de reconhecimento no futuro, sem perderem a capacidade de explicar a gravidade das suas experiências.
As diretrizes de reconhecimento EKD
As recém-introduzidas directrizes de reconhecimento do EKD, que serão aplicadas a nível nacional, estabelecem normas vinculativas, incluindo a criação de comissões de reconhecimento independentes com conhecimentos jurídicos e psicotraumatológicos. Além disso, não haverá crédito para benefícios sociais estatais, o que é um grande alívio para muitas das pessoas afetadas. De acordo com os novos regulamentos, os afetados têm ainda o direito de denunciar a injustiça que sofreram num espaço protegido. O EKD se esforça para tornar visível a injustiça da Igreja e, assim, fortalecer a credibilidade da ação da Igreja.
Em resumo, pode-se dizer: Os desenvolvimentos dentro das igrejas regionais, especialmente a Igreja Evangélica Luterana Regional de Hanôver e a Igreja do Norte, mostram um compromisso claro em lidar e prevenir a violência sexual. As pessoas afectadas estão no centro destes esforços e as mudanças que se avizinham são um passo importante para uma maior justiça e reconhecimento das suas experiências.