Projeto Najade em Bremerhaven: Futuro duvidoso e falta de fundos!
Bremerhaven planeja construir o novo veleiro "Najade" em substituição ao "Seute Deern", mas o projeto enfrenta obstáculos financeiros.

Projeto Najade em Bremerhaven: Futuro duvidoso e falta de fundos!
Os planos para a nova construção do veleiro “Najade” em Bremerhaven estão a tomar um rumo inesperado. O “Najade” foi originalmente concebido para substituir o tradicional veleiro de madeira “Seute Deern”. Mas agora há sinais de que o projeto será cancelado buten e dentro relatado. A senadora científica Kathrin Moosdorf (Verdes) expressa enormes dúvidas sobre a viabilidade económica e anunciou que não serão disponibilizados fundos adicionais para construção a partir do seu orçamento.
Ao examinar o projecto, muitas questões são levantadas: Afinal, a rentabilidade económica só poderia ser alcançada num de três cenários - e apenas com números de visitantes irrealisticamente elevados. As perspectivas a médio prazo para o projecto são tudo menos animadoras. O governo federal orçou 46 milhões de euros para o novo edifício, mas Bremen também teria de investir. No entanto, até agora não houve compromissos ou fundos do Museu Marítimo Alemão ou do Estado.
Incertezas financeiras e opiniões oficiais
Numa outra etapa, o procedimento de auditoria do Tribunal de Contas Federal para o edifício de substituição do “Seute Deern” foi concluído. Como norte24 informou que o Tribunal de Contas da União já havia solicitado a suspensão provisória do projeto de 46 milhões de euros em outubro passado. O motivo: o interesse federal significativo neste projeto não pôde ser mantido. Como resultado, o Comissário Federal para Cultura e Mídia suspendeu o projeto.
O processo de revisão prossegue agora, uma vez que o magistrado de Bremerhaven apresentou um pedido de fundos de planeamento. No entanto, a aprovação destes fundos está sujeita ao cumprimento de determinadas condições. Resta ver um resultado incerto.
A construção naval ao longo dos tempos
Os desenvolvimentos em torno do “Najad” proporcionam uma visão das estruturas económicas e sociais da construção naval. A construção naval não só desempenha um importante papel económico, mas também está estreitamente ligada a aspectos políticos e culturais, como a investigação Museu Marítimo Alemão mostra. Isso pode ser observado por meio de processos internos e externos dos estaleiros, da indústria fornecedora e das transportadoras. Tornou-se uma área de tensão entre os critérios de eficiência económica e os interesses dos vários grupos sociais.
É claro que o rápido desenvolvimento da economia marítima também terá impacto em projetos futuros como o “Najad”. A construção naval continua dinâmica e continuará a caracterizar-se por mudanças profundas nos próximos anos. A população local de Bremerhaven e os visitantes interessados podem esperar por mais notícias - resta saber se o “Najade” ainda pode ganhar impulso.