Projeto Pioneer no mar: primeiro hidrogênio diretamente da energia eólica!

Bremerhaven testet eine schwimmende Plattform zur Offshore-Produktion von Wasserstoff aus Windenergie. Projekt H2Mare gestartet.
Bremerhaven testa uma plataforma flutuante para a produção offshore de hidrogênio feito de energia eólica. O projeto H2MARE começou. (Symbolbild/MND)

Projeto Pioneer no mar: primeiro hidrogênio diretamente da energia eólica!

Bremerhaven, Deutschland - Um novo capítulo na produção de combustível poderá ser aberto em breve no Mar do Norte. O projeto H2MARE está desenvolvendo uma plataforma flutuante que se destina a produzir combustíveis sintéticos diretamente no mar a partir de energias renováveis. Essa abordagem inovadora pode ser pioneira para o fornecimento e mobilidade futura de energia. De acordo com logística hoje é usado para isso, o que é significativamente menos flutuante do que a sua.

Os sistemas offshore oferecem um desempenho mais alto, com cerca de cinco megawatts do que os sistemas em terra que atingem cerca de 3,5 megawatts. O problema dos cabos do mar dispendioso necessário para o transporte de eletricidade pode ser evitado pelo uso direto de energia na origem. O coordenador do projeto Roland Dittmeyer explica que é necessário que um Gigawatts coloque um cabo, cujos custos podem ter até quatro bilhões de euros em parques eólicos. A plataforma flutuante pode reduzir esses altos custos para apenas um décimo.

A plataforma e sua função

Na fase de teste planejada iniciada em Bremerhaven, a plataforma está equipada com um sistema de captura de ar direto que ganha CO2 do ar e eletrólise de alta temperatura para produzir gás de síntese. Esse gás de síntese é então processado em produtos Fischer-Tropsch para obter combustíveis verdes. Todo o complexo é cuidado por seis pessoas o tempo todo e retornou ao porto a cada duas semanas. Esses testes são executados dependendo do clima e devem levar um total de seis a sete semanas.

Outro destaque é a produção planejada de e-combustível. Um barril (que são 159 litros) desses combustíveis sintéticos é produzido todos os dias. Os pesquisadores esperam a plataforma "H2Mare", que já foi construída em janeiro, conhecimento valioso sobre a adequação cotidiana de tais sistemas em condições reais em alto mar. projetos de hidrogênio-LEit são necessários CO2 e nitrogênio diretamente.

Desafios e oportunidades

Um dos maiores desafios será financiar a produção além de 2025 após a promoção do projeto pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa. Dittmeyer continua que a indústria dependerá inicialmente do financiamento europeu, a fim de controlar os riscos e custos. O potencial para a produção de hidrogênio offshore mostra que, com o aumento das turbinas eólicas no mar, as possibilidades de usar energia eólica estão crescendo.

Mas a pesquisa não para: para o tempo após a fase de teste, os operadores se esforçam para realizar as primeiras plataformas comerciais em cerca de cinco anos. Isso poderia então aumentar significativamente a produção e, assim, revolucionar o suprimento de energia na área de combustíveis sustentáveis. De acordo com karlsruhe Institute of Technology.

No geral, pode -se observar que o projeto H2MARE em combinação com as vantagens da energia eólica offshore poderia fazer uma ponte para um futuro de energia mais sustentável. Os próximos meses e anos serão decisivos para demonstrar a viabilidade e a adequação cotidiana dessas novas tecnologias.

Details
OrtBremerhaven, Deutschland
Quellen