Trilhos quebrados perto de Elze: explosão após descarrilamento do trem hoje!
Descarrilamento de um trem de carga em Elze: linha férrea fechada, demolição dos trilhos danificados prevista para 28 de dezembro de 2025.

Trilhos quebrados perto de Elze: explosão após descarrilamento do trem hoje!
Um grave incidente ocorreu no distrito de Hildesheim: hoje, 28 de dezembro de 2025, um trem de carga descarrilou perto de Elze. O acidente aconteceu na véspera de Natal, quando vários vagões de um trem de carga se soltaram e colidiram com um trem de carga que se aproximava. Felizmente, não houve feridos. Porém, o maquinista sofreu um choque e está sendo atendido. No entanto, o impacto na infra-estrutura ferroviária é dramático.
A linha ferroviária entre Elze e Nordstemmen está atualmente fechada e os especialistas esperam que o encerramento dure até ao início de janeiro. O descarrilamento causou enormes danos aos sistemas ferroviários: várias centenas de metros de travessas foram destruídas, os trilhos foram dobrados e os sinais e mastros das linhas aéreas também foram danificados. Devido a esta extensa destruição, partes da linha férrea terão de ser explodidas hoje entre as 10h00 e as 13h00. Essas medidas também poderiam levar a restrições de acesso à rodovia federal 1, o que poderia agravar ainda mais a já tensa situação de trânsito. Como relata [n-tv.de](https://www.n-tv.de/regionales/niedersachsen-und-bremen/Entgleister-Zug-Kaputte-Schienen-Werden-ge Sprengt-id30182768.html), estão em andamento trabalhos nas áreas danificadas para que os trilhos voltem a funcionar o mais rápido possível.
Impacto no transporte regional
O descarrilamento também tem impacto direto no tráfego regional. A linha RE2 entre Hanover e Göttingen foi afetada. Os trens afetados terminam em Barnten se vierem de Hanover e em Banteln se vierem de Göttingen. Para continuar a apoiar os viajantes, foi criado um serviço de autocarro de emergência entre Barnten e Banteln, que também serve as cidades de Nordstemmen e Elze. A ferrovia recomenda verificar as conexões atuais no site do Metronome, pois são esperados tempos de viagem mais longos e possivelmente exibições incorretas nas informações de horários eletrônicos, como aponta bahnblogstelle.com.
Prevenção e segurança no futuro
Para evitar incidentes semelhantes no futuro e melhorar a segurança no transporte ferroviário, já foram lançadas iniciativas a nível europeu. Um exemplo disso é o projeto D-RAIL, que se preocupa em reduzir os descarrilamentos de trens de carga. Antes de 2013, ocorreram mais de 600 descarrilamentos na Europa, causando custos anuais superiores a 200 milhões de euros. A UE depende, portanto, de novos sistemas de monitorização e mitigação para fortalecer o sistema ferroviário europeu, como descreve cordis.eu. O objectivo é encontrar soluções económicas para minimizar ou prevenir descarrilamentos, a fim de reduzir os encargos económicos e sociais sobre o transporte ferroviário.
Numa época em que o transporte ferroviário se torna cada vez mais importante, a importância de tais medidas de segurança torna-se ainda mais clara. Os esforços da UE e das empresas de transporte regionais são, portanto, essenciais para promover a atratividade do transporte ferroviário e minimizar os impactos negativos no ambiente. Embora o trabalho de limpeza em Elze continue, resta saber quando as operações poderão ser retomadas regularmente e que lições podem ser aprendidas com este incidente.