Naby Keita: Transferência recorde em Bremen termina com outra aposentadoria
O ex-astro do futebol Naby Keita não retornará ao Werder Bremen porque seu contrato de empréstimo terminou e o futuro permanece incerto.

Naby Keita: Transferência recorde em Bremen termina com outra aposentadoria
Naby Keita, de 30 anos, antigo jogador do FC Red Bull Salzburg e do Liverpool FC, enfrenta um futuro incerto. Seu tempo no Werder Bremen parece ter acabado, como explica Peter Niemeyer, chefe do departamento de futebol profissional. De acordo com laola1.at, o meio-campista não jogará mais pelo Bremen.
O contrato de empréstimo de Keita com o Ferencvaros Budapest termina em dezembro de 2023. O Werder Bremen descarta o retorno do ex-capitão da seleção guineense, depois que ele não conseguiu impressionar durante seu curto período no clube. Keita chegou a Bremen como agente livre no verão de 2023, mas teve dificuldades para se estabelecer.
Uma jornada acidentada
Desde a sua chegada, Keita passou a maior parte do tempo no banco, com média de apenas 107 minutos em cinco jogos oficiais. Uma má conduta sem precedentes: ele se recusou a viajar para um jogo fora de casa contra o Bayer 04 Leverkusen porque não era titular, o que abalou ainda mais a confiança do clube.
Keita atualmente joga emprestado ao Ferencvaros, onde atua desde janeiro de 2025. Ele registrou duas assistências em oito jogos. O clube húngaro tem opção de compra se a cooperação for frutífera. Mas o passado lança uma sombra sobre o seu futuro, não só pela falta de minutos de jogo, mas também por causa de um longo histórico de lesões. De acordo com transfermarkt.us, Keita já perdeu 140 dias nesta temporada devido a seis lesões, perdendo 18 jogos.
Carreira e perspectivas futuras
Nascido em 10 de fevereiro de 1995 em Conacri, na Guiné, Keita iniciou sua carreira em 2013 no FC Istres, na França. Depois de passagens pelo Red Bull Salzburg e RB Leipzig, que lhe renderam vários títulos, ele finalmente chegou ao Liverpool em 2017. Lá ele comemorou vários sucessos, incluindo a vitória na UEFA Champions League e na Premier League. No entanto, seu caminho nem sempre foi reto e seu preparo físico continuou a cobrar seu preço. Várias lesões e uma decisão judicial em 2017 por fornecimento de documentos falsos – multa de 250 mil euros – levaram a uma carreira turbulenta.
Os torcedores e especialistas afetados agora estão se perguntando o que acontecerá a seguir com o talentoso jogador. Keita, que também desempenha um papel importante na selecção da Guiné e participou no Campeonato Africano e nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, agora tem de trabalhar para estar no seu melhor. Seus próximos passos poderão ser cruciais para o futuro em um ambiente cada vez mais competitivo.