Alemanha em crise: historiador pede reformas urgentes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Prof. Dr. Frank Trentmann analisa a crise atual da Alemanha e pede coragem para reformar. Em conversa com Bettina Tietjen ele discute soluções.

Prof. Dr. Frank Trentmann analysiert die aktuelle Krise Deutschlands und fordert Mut zu Reformen. Im Gespräch mit Bettina Tietjen erörtert er Lösungen.
O Prof. Dr. Frank Trentmann analisa a crise atual da Alemanha e pede coragem para reformar. Em conversa com Bettina Tietjen ele discute soluções.

Alemanha em crise: historiador pede reformas urgentes!

Atualmente existe uma crise inconfundível na Alemanha. O historiador germano-britânico Prof. Frank Trentmann examinou de perto a situação e fornece análises importantes e alimentos para reflexão em seu novo livro “The Blocked Republic”. De acordo com ARD Mediathek ele discute os desafios enfrentados pela democracia alemã em uma entrevista com a moderadora Bettina Tietjen. Há temas explosivos que são abordados no “Sofá Vermelho”, incluindo o populismo, a migração e a economia. A conversa foi produzida por Miriam Rumohr, sob direção editorial de Stephanie Barrenberg.

Trentmann enfatiza que as dificuldades atuais não são avassaladoras, mas graves. Ele apela a mais coragem para as reformas, confiança e pragmatismo. “Redirecionar significa repensar” – esta ideia corre como um fio condutor em seu argumento. No seu livro, o historiador analisa como a Alemanha entrou nesta situação desafiadora e destaca os pontos fortes e fracos da democracia, bem como da cultura alemã da memória. Em particular, o envelhecimento da sociedade e a migração são questões centrais que precisam de ser analisadas mais de perto para encontrar soluções, afirma ([Fischer Verlage](https://www.fischerverlage.de/buch/frank-trentmann-die-blockierte- Republik-9783103977028)).

Uma sociedade dividida

O inquérito actual da Fundação Körber é interessante, pois mostra que a confiança na política está a diminuir visivelmente. Mais de 60 por cento dos inquiridos gostariam que os políticos tivessem mais poder e vontade de se afirmarem, o que indica um descontentamento crescente entre a população. Muitas pessoas estão pedindo que o governo federal tenha maior margem de ação em situações de crise. Contudo, a maioria, 61 por cento, rejeita firmemente qualquer expansão dos poderes executivos sem a aprovação parlamentar.

As preocupações com a democracia também se refletem no debate atual sobre a capacidade de ação do governo federal. Mais de 69 por cento dos participantes no inquérito veem o populismo como uma ameaça às nossas estruturas democráticas. Há uma diferença marcante entre os grupos etários: embora 74 por cento dos cidadãos mais velhos percebam o populismo como uma ameaça, apenas 60 por cento dos mais jovens o vêem dessa forma. A perspectiva regional também é entusiasmante, porque enquanto 70 por cento dos alemães ocidentais vêem o populismo como um risco, no Leste este número é apenas de 64 por cento.

Prosperidade através do pragmatismo

Trentmann tem certeza de que a Alemanha pode conseguir mais do que pensa. Nas reflexões históricas do seu livro, ele oferece comparações internacionais e mostra como as divisões sociais, particularmente as imagens distorcidas na Alemanha Oriental e Ocidental, contribuem para a polarização. Alerta que é necessário repensar para encontrar soluções comuns e mostra possíveis soluções que exigem não só coragem, mas também vontade de reformar.

A Alemanha encontra-se numa encruzilhada e cabe aos decisores políticos e a cada cidadão definir o rumo para o futuro. A mensagem do Prof. Frank Trentmann, moderada por Bettina Tietjen, incentiva as pessoas a participarem ativamente no repensar para que a democracia possa permanecer à altura dos desafios do presente.