Proibição de álcool na estação ferroviária de Altona: medidas de segurança começam agora!
A partir de 1º de novembro de 2025, será proibido o consumo de álcool na estação ferroviária Hamburgo-Altona, a fim de aumentar a segurança dos viajantes.

Proibição de álcool na estação ferroviária de Altona: medidas de segurança começam agora!
A partir de hoje, a estação ferroviária Hamburgo-Altona proíbe o consumo de álcool. O novo projecto de edifício pode, portanto, basear-se num regulamento semelhante que já está em vigor na Estação Central de Hamburgo há um ano e meio. Os transeuntes e viajantes agora precisam se acostumar com as novas regulamentações, que sujeitam o consumo de álcool no prédio da estação a regras rígidas. Somente garrafas lacradas compradas para transporte para casa são permitidas. Todas as outras bebidas não podem mais ser transportadas ou consumidas.
A proibição visa reduzir conflitos nas estações ferroviárias, que muitas vezes surgem devido ao consumo de álcool. A Deutsche Bahn citou experiências positivas na estação principal como modelo. Michael Dominidiato, gerente da estação, destaca que o objetivo é criar um local seguro e agradável para todos os viajantes. Os primeiros efeitos positivos já podem ser esperados, como a menor quantidade de resíduos no complexo de estações.
Críticas à cena da bebida
A assembleia distrital criticou o consumo de álcool em frente à estação ferroviária, uma vez que tem havido repetidas reclamações sobre o cenário do consumo de álcool. Quem não aderir às novas regras deverá ser expulso do local e, em caso de reincidência, poderá até ser banido do local. A proibição aplica-se apenas ao próprio edifício da estação; Os hóspedes continuam a poder desfrutar de bebidas alcoólicas nos restaurantes da estação, sendo também permitido o consumo fora da estação, no piso pedonal da Praça da República.
O que é particularmente interessante é que esta proibição só será introduzida na área recentemente construída em Altona. Existe uma proibição do consumo de álcool nas estações de metro e S-Bahn e nos comboios em todo o HVV desde 2011. No entanto, esta proibição anteriormente não se aplicava às plataformas ferroviárias de longa distância em Altona, o que está agora a conduzir a novos regulamentos.
Projetos de construção e medidas de segurança
Além da proibição do álcool, há também notícias sobre as obras da estação ferroviária de Altona. O comissionamento da nova área da estação foi adiado para o final de 2029, enquanto o tráfego ferroviário da estação Hamburgo-Altona será transferido para Diebsteich. Com isto, a Deutsche Bahn promete não só uma melhoria na infraestrutura ferroviária, mas também uma maior segurança através do aumento da videovigilância, que será implementada a partir de quarta-feira.
Numa altura em que muitos aspectos da vida quotidiana estão sujeitos a regulamentações rigorosas, resta saber como estas novas medidas irão afectar o humor e a utilização da estação.