Estação ferroviária de Altona: Tribunal interrompe polêmico sistema de trens em Eidelstedt!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tribunal interrompe nova construção de instalações ferroviárias em Hamburgo-Eidelstedt. Sucesso da iniciativa “Prellbock Altona” em direito ambiental.

Gericht stoppt Neubau der Autoreisezug-Anlage in Hamburg-Eidelstedt. Erfolg für die Initiative "Prellbock Altona" im Umweltrecht.
Tribunal interrompe nova construção de instalações ferroviárias em Hamburgo-Eidelstedt. Sucesso da iniciativa “Prellbock Altona” em direito ambiental.

Estação ferroviária de Altona: Tribunal interrompe polêmico sistema de trens em Eidelstedt!

Que dia em Hamburgo! Os planos para o novo sistema de comboios em Eidelstedt devem ser anulados. Como o notícias diárias relatórios, a iniciativa “Prellbock Altona” obteve sucesso parcial em tribunal. Você tem que imaginar assim: Nuremberg 2025, a Deutsche Bahn quer construir uma instalação de carregamento para carros com quatro trilhos e duas plataformas nas instalações existentes, mas no final das contas há um problema.

O Tribunal Administrativo Superior de Hamburgo interrompeu temporariamente a construção. Acontece que a estação ferroviária de Eidelstedt está numa área de protecção da água desde 2019. Os planos, portanto, precisam de ser revistos urgentemente porque as decisões judiciais exigem um reexame dos riscos de contaminação das águas subterrâneas. Entretanto, os comboios de automóveis continuarão a ser movimentados na estação de Altona, que ali manterá o tráfego. A decisão de aprovação do planejamento para a nova estação ferroviária permanece em vigor, mas são necessárias melhorias para as instalações em Eidelstedt.

As preocupações ambientais têm grande peso

O tribunal também decidiu sobre outras objeções, como redução de ruído ou volume de tráfego, mas estas foram rejeitadas. Durante a audiência, descobriu-se que uma organização ambientalista estava certa em pontos importantes. A iniciativa observa criticamente que a licença para a infiltração de águas pluviais é falha porque não foi suficientemente verificado se as águas subterrâneas estão em risco devido a poluentes. A associação ambientalista “Prellbock Altona” vê aqui as suas possibilidades de sucesso e apela a uma reavaliação do projecto Diebsteich.

Michael Jung, porta-voz da associação, sublinha que uma nova estação de longa distância em Diebsteich não é necessária nem sensata, pois bloquearia a capacidade existente na rede ferroviária de Hamburgo e causaria estrangulamentos adicionais. Em vez disso, defende uma renovação e modernização da estação ferroviária de Altona na sua localização atual.

Situação jurídica e perspectivas

Não é permitido recurso da sentença, mas é possível recorrer para o Tribunal Administrativo Federal. Embora as razões escritas do acórdão ainda estejam pendentes, é evidente que os desafios para a Deutsche Bahn estão longe de ser superados. Até que os planos para a instalação em Eidelstedt sejam revistos, continuaremos a ter de analisar a evolução no sector ferroviário.

O vento favorável para os ambientalistas não poderia ser maior. Esta notícia traz uma lufada de ar fresco às discussões em torno do projecto de transportes e dá esperança de que as vozes daqueles que estão empenhados na protecção ambiental e climática também serão mais ouvidas.