Catering ao ar livre em Hamburgo: os distritos estão planejando menos burocracia para as esplanadas dos pubs!
Altona está discutindo novas regulamentações para a restauração ao ar livre, a fim de reduzir os obstáculos burocráticos e promover o cenário gastronômico.

Catering ao ar livre em Hamburgo: os distritos estão planejando menos burocracia para as esplanadas dos pubs!
As refeições ao ar livre estão florescendo em Hamburgo. No distrito de Mitte, em particular, estão a ser consideradas novas regulamentações para facilitar a vida dos donos de restaurantes. Atualmente, eles precisam solicitar novas licenças especiais todos os anos para poder receber convidados ao ar livre. Mas isso poderá mudar em breve. A nova coligação distrital composta pelo SPD, Verdes e FDP planeia introduzir licenças plurianuais, a fim de reduzir a carga burocrática. O líder do grupo FDP, Timo Fischer, enfatiza que isso não só economiza tempo, mas também otimiza os processos administrativos. MOPO relata que Além disso, os terraços de inverno também deveriam ser permitidos em outras partes da cidade, não apenas no centro da cidade e na Hansaplatz em St.
Atualmente, os restauradores só estão autorizados a usar seus terraços ao ar livre em Mitte do início de março ao final de outubro. Esses prazos ainda estão em discussão. Em Altona, os políticos distritais também estão a analisar práticas de aprovação e a considerar simplificações semelhantes, como observa Dana Vornhagen, co-presidente do Partido Verde de Altona. Uma decisão poderá ser tomada na próxima reunião distrital em 26 de junho.
Obstáculos burocráticos e diferenças locais
Um conflito de regulamentações diferentes causa confusão. As diferentes práticas de aprovação entre os distritos são difíceis de compreender, uma vez que todas as administrações estão sujeitas à Lei das Estradas de Hamburgo. Esta lei prevê que não são permitidas licenças especiais permanentes. No entanto, cada distrito pode determinar ele próprio a duração das licenças, o que leva a estas diferenças. Hamburg.com fornece informações sobre os requisitos que devem ser cumpridos para a concessão de uma licença de uso especial. Para os donos de restaurantes, isso significa não causar quaisquer restrições na segurança do trânsito, no fluxo de trânsito ou em questões públicas se quiserem operar catering ao ar livre.
Os requisitos para as aplicações também são claramente regulamentados. Entre outras coisas, os donos de restaurantes devem apresentar documentos que expliquem o tipo e o escopo do uso especial planejado. Contrariamente ao que se pensa, contudo, não há direito à aprovação, mesmo que os critérios sejam cumpridos. A decisão fica a critério do órgão responsável e é sempre limitada.
Em harmonia com o volume e a proteção ambiental
Outro tema que não deve faltar na discussão sobre refeições ao ar livre é a proteção contra ruídos. Os restaurantes devem cumprir as disposições da Lei Federal de Controle de Imissões e as instruções técnicas de proteção contra ruído. O silêncio da noite geralmente começa às 22h, enquanto muitos estados federais não têm mais toque de recolher. No entanto, aplicam-se regulamentos especiais de recolher obrigatório à restauração ao ar livre, que geralmente está associada ao descanso nocturno. A revista de hospitalidade lança luz sobre isso diversos requisitos legais, que podem variar dependendo do estado federal e do município.
É claro que os donos de restaurantes não podem simplesmente começar. A licença é obrigatória para que sejam servidas bebidas alcoólicas. O pedido para tal, tal como a posterior prorrogação da licença do restaurante, requer uma preparação cuidadosa. As empresas com restauração ao ar livre também serão muito populares em 2025 e fornecerão a muitas empresas o apoio urgentemente necessário em tempos economicamente difíceis.