Novo Centro de Cruzeiros de Hamburgo: Um impulso para o turismo de cruzeiros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Abertura do novo Centro de Cruzeiros na HafenCity de Hamburgo em 12 de setembro de 2025 – projeto fundamental para a indústria de cruzeiros.

Eröffnung des neuen Cruise Centers in der Hamburger HafenCity am 12. September 2025 – Schlüsselprojekt für die Kreuzfahrtindustrie.
Abertura do novo Centro de Cruzeiros na HafenCity de Hamburgo em 12 de setembro de 2025 – projeto fundamental para a indústria de cruzeiros.

Novo Centro de Cruzeiros de Hamburgo: Um impulso para o turismo de cruzeiros!

Em 12 de setembro de 2025 finalmente chegou a hora: o novo Centro de Cruzeiros HafenCity foi cerimoniosamente aberto. A abertura festiva atraiu numerosos representantes da política, dos negócios e da indústria de cruzeiros. No âmbito da inauguração ocorreu uma partida simbólica do MS Europa, que causou grande entusiasmo.

O terminal de design moderno não é apenas um verdadeiro atrativo, mas também um passo importante para garantir a posição de longo prazo de Hamburgo no negócio de cruzeiros internacionais. A ligação aos terminais existentes em Altona e Steinwerder irá melhorar ainda mais HafenCity e fortalecer a cidade como destino de cruzeiros de primeira classe.

Uma visão sobre a infraestrutura

Com cerca de 10.300 metros quadrados de área total e uma estrutura vertical que inclui dois níveis acima do solo e dois subterrâneos, o terminal oferece bastante espaço para os passageiros. Os dois berços, com 345 e 230 metros de comprimento, foram projetados para navios com calado máximo de 10,3 metros. Esta renovação não só melhorará as condições de chegada dos navios, mas também aumentará muitas vezes a experiência dos passageiros através da pitoresca rota portuária ao longo do Landungsbrücken e da Elbphilharmonie, como Portão de Cruzeiro Hamburgo destaques.

A ligação aos transportes públicos locais também é exemplar. Há uma estação de metrô dedicada diretamente no terminal, além de terminais de ônibus e táxis, o que facilita muito o deslocamento. Há também 1.500 vagas de estacionamento disponíveis no adjacente “Westfield Hamburg Überseequartier”, o que aumenta ainda mais o conforto dos viajantes.

Impulsos económicos para a região

Hamburgo, que já registou mais de 1.204.089 passageiros de cruzeiros em 2023, um aumento em relação aos 785.000 passageiros do ano anterior, está a sustentar o seu estatuto de principal porto de cruzeiros alemão com esta nova conquista. Como Autoridade Portuária de Hamburgo informou, foram registadas um total de 278 escalas de 51 navios diferentes em 2023. Isto diz muito sobre a importância económica do cruzeiro para a cidade, uma vez que gera um valor acrescentado bruto anual de 420 milhões de euros e cria 4.490 empregos de alta qualidade.

Para os próximos anos, já estão previstas 48 escalas para 2025 e 94 escalas para 2026. A indústria de cruzeiros é extremamente adaptável e tem conseguido dominar bem os desafios dos últimos anos. E não é tudo: a partir de 2026, o novo terminal também será equipado com energia elétrica em terra, possibilitando abastecer dois navios com energia renovável ao mesmo tempo. Esta medida orientada para o futuro não só protegerá o ambiente, mas também aumentará ainda mais a atractividade de HafenCity.

Em resumo, pode-se dizer que Centro de Cruzeiros HafenCity não só representa um destaque arquitectónico, mas também proporcionará um impulso económico significativo para a região de Hamburgo. As comemorações do Aniversário do Porto de Hamburgo 2024, que decorrerão de 9 a 12 de maio, são mais uma oportunidade para celebrar o elevado dinamismo e popularidade do negócio dos cruzeiros.