Quinto Dia do Cinema Judaico em Hamburgo: Diversidade da vida judaica!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O quinto Dia do Cinema Judaico acontecerá em Hamburgo, de 15 a 19 de junho de 2025, com exibição de filmes e diálogos internacionais.

Vom 15. bis 19. Juni 2025 finden in Hamburg die fünften Jüdischen Filmtage statt, mit internationalen Filmvorführungen und Dialogen.
O quinto Dia do Cinema Judaico acontecerá em Hamburgo, de 15 a 19 de junho de 2025, com exibição de filmes e diálogos internacionais.

Quinto Dia do Cinema Judaico em Hamburgo: Diversidade da vida judaica!

Em Hamburgo, tudo gira atualmente em torno do intercâmbio e da diversidade do cinema judaico. As quintas Jornadas do Cinema Judaico acontecerão até 19 de junho de 2025, evento que já está firmemente ancorado no cenário cultural da cidade hanseática. O evento, organizado pela geradora de ideias e representante cultural da Comunidade Judaica de Hamburgo, Elisabeth Friedler, em estreita colaboração com Sebastian Schirrmeister, traz para a tela uma seleção de filmes emocionantes de Israel, EUA e França.

O festival, que existe desde 2021, tem melhorado continuamente desde o seu difícil início durante o período Corona e conta agora com um número crescente de espectadores. No ano passado, por exemplo, foram recebidos cerca de 450 entusiastas do cinema que não só viram filmes, mas também participaram em discussões e apresentações. Este ano, estão na programação obras emocionantes como o thriller “Guns & Moses”, que trata de um rabino de uma pequena cidade que testemunha um crime brutal. Esta exibição de abertura aconteceu no domingo e marcou o início de uma semana de cinema diversificada.

Diversos temas e artistas

A programação atual dos Dias do Cinema Judaico inclui cinco filmes cuidadosamente selecionados que tratam de diferentes facetas da vida judaica. Além do thriller já mencionado, vale citar o documentário “O Último Julgamento de Kafka”, que foca no polêmico espólio do famoso autor e é contado de forma impressionante por meio de uma combinação de documentário e animação. A estreia alemã do filme terá lugar na segunda-feira, com a presença do realizador e do autor do livro.

Outro destaque é a comédia matrimonial “Matchmaking 2”, que destaca com humor as histórias de solteiros da comunidade judaica. O drama geracional “The Ring”, de Adir Miller e dos irmãos Doron e Yoav Paz, também se baseia na herança judaica ao contar uma história familiar ao longo de três gerações, na qual um remanescente da época da Shoah desempenha um papel central. Finalmente, o filme francês “Leilão” centra-se numa obra de Egon Schiele que está desaparecida desde 1939 e levanta assim a importante questão da arte saqueada.

Mergulhe no diálogo

Uma preocupação central dos Dias do Cinema Judaico é quebrar estereótipos e promover o diálogo entre o público e os cineastas. Numa altura em que, devido a acontecimentos geopolíticos, os filmes israelitas recebem frequentemente menos atenção noutros festivais, o festival dá um exemplo de intercâmbio e compreensão. Não é, portanto, surpreendente que os eventos sejam caracterizados por um processo de crescimento contínuo.

As Jornadas do Cinema Judaico em Hamburgo não são apenas um lugar para ver filmes de primeira classe, mas também uma plataforma para obter conhecimentos mais profundos sobre a vida judaica. Com uma combinação bem sucedida de entretenimento, educação e intercâmbio, a equipe de Elisabeth Friedler e seus colegas conseguiram encantar o público continuamente. Se tiver oportunidade, não perca os dias de cinema - há algo para todos!

Mais informações e a programação completa podem ser encontradas no site oficial do Jewish Film Days Hamburg.