Hamburgo e Montreal: Ofensiva conjunta da aviação para o futuro!
Hamburgo e Montreal estão a aprofundar a sua cooperação na indústria da aviação, com foco nas tecnologias do hidrogénio e na aviação autónoma.

Hamburgo e Montreal: Ofensiva conjunta da aviação para o futuro!
Numa parceria promissora, Hamburgo e Montreal assinaram um novo acordo de cooperação para promover a indústria da aviação em ambas as regiões. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo prefeito de Hamburgo, Peter Tschentscher (SPD), que viajou ao Canadá com uma delegação empresarial. A iniciativa conjunta centra-se particularmente no voo autónomo, nomeadamente através da utilização de drones, bem como em novas tecnologias de propulsão, especialmente tecnologias de hidrogénio. Alto NDR Na região metropolitana de Hamburgo, quase 49 mil pessoas trabalham na indústria da aviação, enquanto em Quebec existem cerca de 42 mil funcionários neste setor.
Ralf Gust, Diretor Geral da Hamburg Aviation, destaca as vantagens económicas desta cooperação e enfatiza que o intercâmbio de resultados de investigação entre Montreal e Hamburgo dará uma contribuição significativa para o novo cenário de inovação. Montreal planeja construir um centro de inovação em Mirabel que se concentrará particularmente em drones e tecnologias de propulsão inovadoras. Será semelhante ao Centro de Pesquisa de Aviação Aplicada de Hamburgo (ZAL). A presidente da Aero Montreal, Mélanie Lussier, também vê grandes oportunidades nesta colaboração.
Hidrogênio como tecnologia do futuro
Um tema central da cooperação é o desenvolvimento de tecnologias de hidrogénio, que estão a tornar-se cada vez mais importantes. Hamburgo já iniciou uma cooperação com Roterdão para desenvolver rotas de voo para aeronaves movidas a hidrogénio. Esta iniciativa é considerada uma das primeiras do género na Europa que visa explorar formas de implementar rotas de voo sustentáveis a hidrogénio. Esta parceria não deverá apenas fortalecer a investigação em aviação em ambas as cidades, mas também dar um contributo decisivo para alcançar as metas Net Zero, é relatado Aviação de Hamburgo.
A indústria da aviação está cada vez mais a recorrer a tecnologias baseadas no hidrogénio para enfrentar os desafios da descarbonização. A Airbus já assinou um memorando de entendimento com a MTU para desenvolver sistemas de células de combustível de hidrogênio. Está a ser prosseguido um plano em três fases, que vai desde a maturação dos blocos de construção tecnológicos até ao desenvolvimento de um sistema de propulsão completo. Esta informação vem de electrive.net.
Engajamento social em Hamburgo
Além dos desenvolvimentos na aviação, as questões sociais também são importantes. Há hoje dois comícios a decorrer em Hamburgo: um por activistas climáticos que estão empenhados no desenvolvimento sustentável, e outro por um evento de protesto pró-Palestina. Finalmente, mais de 80 comunidades cristãs em Hamburgo abrem esta noite as suas portas para a “Noite das Igrejas”, o que é mais um sinal de compromisso social na cidade.