O Binnenalster de Hamburgo torna-se uma arena de festivais olímpicos - o grande espetáculo!
Hamburgo está planejando uma cerimônia de abertura espetacular no Binnenalster com uma variedade de eventos esportivos para os Jogos Olímpicos de 2025.

O Binnenalster de Hamburgo torna-se uma arena de festivais olímpicos - o grande espetáculo!
Hamburgo está preparada para uma cerimônia de abertura espetacular dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2025. Com um conceito emocionante que transforma o Binnenalster numa arena deslumbrante, a cidade hanseática pretende cativar tanto os entusiastas do desporto como os espectadores curiosos. O conceito, que impressiona particularmente pelas suas cinco plataformas circulares flutuantes em forma de anéis olímpicos, foi apresentado numa conferência de dois dias na Câmara de Comércio. Estes não são apenas decorativos, mas servem como palco onde os atletas serão recebidos cerimoniosamente através de uma passarela flutuante. Isto faz de toda a cerimónia de abertura uma experiência impressionante no meio da cidade – no espírito de um festival urbano.
Por que o Binnenalster? Não só porque oferece um cenário pitoresco, mas também porque o conceito é inspirado nas origens antigas dos Jogos Olímpicos. De acordo com hamburgo.de A cidade pretende que o Alster funcione como local de competição de basquete 3×3, tiro com arco e triatlo. Isto não só cria uma atmosfera única, mas também sublinha o papel de Hamburgo como um centro desportivo moderno.
Um lugar de encontro
Com a sua candidatura olímpica, a cidade persegue o objetivo de posicionar Hamburgo como um estádio e espaço de experiência para todos. A ideia do conceito “Cidade Ativa” desempenha aqui um papel central. Alto não on-line A cidade quer também ancorar oportunidades de exercício na vida quotidiana das pessoas e investe no desporto de forma a criar valor acrescentado sustentável para a população. Neste contexto, os Parques Olímpicos City e Altona deverão oferecer novas oportunidades de encontros, incluindo visualização pública e eventos culturais.
Um conceito multiplataforma é caracterizado pela flexibilidade: as estruturas flutuantes não devem ser utilizadas apenas para competições desportivas, mas também para concertos e fóruns de discussão. Isso abre uma infinidade de opções para eventos culturais e torna o Binnenalster um ponto de encontro criativo. Representantes do esporte, da política e da sociedade urbana, incluindo o prefeito Peter Tschentscher e o senador esportivo Andy Grote, discutiram o potencial e os desafios para avançar na aplicação e obter mais apoio do ambiente esportivo.
Abordagens ecológicas de Paris a Hamburgo
À semelhança dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, que se caracterizam por um conceito sustentável, Hamburgo também se concentra no aspecto da protecção ambiental. Nos Jogos de Paris, 95% dos locais serão constituídos por instalações existentes ou temporárias, o que pode reduzir significativamente a poluição por CO2, relata. frança.fr. Também em Hamburgo estão a ser feitos esforços para promover um futuro amigo do ambiente através de soluções inovadoras como parte da candidatura olímpica.
Os anéis coloridos e brilhantes do Binnenalster poderiam não só fazer o coração desportivo de Hamburgo bater mais rápido, mas também estabelecer uma visão sustentável para eventos futuros. A expectativa por este grande evento desportivo já é palpável e, embora o planeamento continue a progredir, não se trata apenas de medalhas e competições, mas muito mais de uma celebração partilhada e animada que reúne jovens e idosos.