Nova estação ferroviária Hamburgo-Altona: inauguração apenas em 2029 – caos de construção exposto!
A nova estação ferroviária Hamburgo-Altona só entrará em operação no final de 2029 devido a atrasos na construção. Custos: 550-600 milhões de euros.

Nova estação ferroviária Hamburgo-Altona: inauguração apenas em 2029 – caos de construção exposto!
A nova estação ferroviária regional e de longa distância Hamburgo-Altona, um projeto importante para a região, entrará em operação dois anos depois do inicialmente planejado. Embora as primeiras obras já tenham começado, foram agora relatadas complicações no processo de construção, o que adiará a conclusão para o final de 2029. Este relatório Funk alemã.
Um ponto-chave do atraso é o desmantelamento de uma ponte durante a qual foram descobertos materiais perigosos como amianto e chumbo. Esses problemas inesperados exigiram verificações especiais e ajustes em todo o cronograma, como Ferrovia alemã elabora mais.
Desenvolvimentos atuais no processo de construção
O desmantelamento da estrutura da passagem de Langenfelde é crucial para novos progressos. A demolição está sujeita a requisitos legais rigorosos, o que levou a atrasos no passado. “Temos que ser flexíveis na fase de planeamento”, afirmaram os responsáveis. Além disso, a nova caixa de sinalização eletrônica Altona será colocada em operação antes que os novos sistemas de via possam ser convertidos.
Há notícias positivas para os viajantes: a estação ferroviária existente de Altona permanecerá totalmente utilizável até ser realocada, enquanto são realizados trabalhos de renovação em curso. Neste contexto, o acesso sem barreiras à estação Diebsteich S-Bahn também será implementado até 2026. Isto destina-se a garantir que as pessoas com deficiência possam viajar confortavelmente.
Custos e perspectivas futuras
Os custos da nova estação estão estimados entre 550 e 600 milhões de euros. Apesar dos desafios, os responsáveis estão confiantes de que a estação estará pronta para operação quando o horário mudar, em dezembro de 2029. Até lá, algumas obras já foram encomendadas; A construção da primeira plataforma de longa distância (plataforma 4) já está em andamento, e a construção da plataforma 2 está prevista para 2026.
Discussões sobre o projeto da área da estação e a construção do novo prédio de recepção também estão em pauta. É dada grande importância a uma área de entrada amigável para os viajantes, bem como a espaços de trabalho adequados para os funcionários ferroviários.
Estes desenvolvimentos mostram que, apesar dos atrasos e desafios na construção, a nova estação Hamburgo-Altona dará um contributo substancial para a moderna infra-estrutura de transportes no norte da Alemanha. Os planos de construção continuam em andamento e são continuamente adaptados às novas circunstâncias para atender aos desejos dos viajantes e colaboradores.