Pessoal de enfermagem em Hamburgo: O maior salário por hora traz novos desafios!
Em novembro de 2025, os salários do pessoal de enfermagem em Hamburgo aumentarão para 24,55 euros. Custos de vida mais elevados afetam as contribuições pessoais.

Pessoal de enfermagem em Hamburgo: O maior salário por hora traz novos desafios!
Há uma tendência encorajadora para o pessoal de enfermagem na cidade hanseática de Hamburgo: o salário médio por hora aumentou para 24,55 euros, o que representa um aumento de 1,35 euros face ao ano anterior. Isto coloca Hamburgo no topo numa comparação nacional dos estados federais, seguida pela Renânia do Norte-Vestefália com 24,21 euros e pela Renânia-Palatinado com 24,01 euros. Isto é demonstrado pela análise da associação guarda-chuva das seguradoras legais de saúde (GKV), que também informa que a média nacional é de 23,70 euros e aumentou 4,9 por cento.
Mas enquanto a remuneração do pessoal de enfermagem está a melhorar, os residentes em Hamburgo têm de esperar que as suas próprias contribuições aumentem. Estes poderiam aumentar em média 100 euros por mês, o que poderia ser parcialmente compensado por sobretaxas de alívio das companhias de seguros de cuidados de enfermagem. Cerca de 30 euros do aumento podem ser atribuídos a esta sobretaxa. As despesas adicionais com o seguro de cuidados de longa duração estão estimadas em cerca de 260 milhões de euros por ano, e a contribuição pessoal cobre apenas parte dos custos de cuidados e apoio.
Custos de cuidados e padrões de vida em Hamburgo
Os salários mais elevados em Hamburgo são parcialmente compensados pelo aumento do custo de vida. Um factor de custo significativo são os custos de pessoal, que os prestadores de serviços de cuidados também devem ter em conta. Desde 2022, as caixas de cuidados de enfermagem só podem celebrar contratos com lares que paguem de acordo com a tarifa ou pelo menos semelhante. Isso garante que não só os salários aumentem, mas também os custos adicionais para os moradores, que incluem alojamento, alimentação e investimentos nas casas.
A situação é semelhante noutros estados federais: em Baden-Württemberg, os salários do pessoal de enfermagem também aumentaram, de 23,35 euros para 23,99 euros. Estes aumentos conduzem também a contribuições mais elevadas para os residentes, que aumentam em média 100 euros por mês. Este problema não é, portanto, apenas um fenómeno de Hamburgo, mas afecta também outras regiões. A contribuição pessoal para quem necessita de cuidados já era de 3.180 euros mensais em julho de 2024, o que significa um aumento de 149 euros face a meados de 2023.
No geral, é claro que, apesar dos salários mais elevados para o pessoal de enfermagem, a situação dos residentes em lares de idosos continua tensa. Os desafios colocados pelo aumento dos custos continuam a ser discutidos e resta saber como a situação irá evoluir nos próximos anos.
Para obter mais informações sobre os desenvolvimentos no setor de enfermagem na Alemanha, visite Welt e Tagesschau.