Onda de calor em Lübeck: escolas anunciam condições livres de calor para os alunos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Onda de calor no norte da Alemanha: escolas em Lübeck e Lauenburg oferecem isenção de calor a partir de 2 de julho de 2025 - uma visão geral dos regulamentos e exceções.

Hitzewelle in Norddeutschland: Schulen in Lübeck und Lauenburg bieten hitzefrei ab 2. Juli 2025 – Regelungen und Ausnahmen im Überblick.
Onda de calor no norte da Alemanha: escolas em Lübeck e Lauenburg oferecem isenção de calor a partir de 2 de julho de 2025 - uma visão geral dos regulamentos e exceções.

Onda de calor em Lübeck: escolas anunciam condições livres de calor para os alunos!

As próximas temperaturas em 2 de julho estão causando entusiasmo entre estudantes e pais em Lübeck. Com até 37 graus Celsius em Lauenburg e 36 graus em Lübeck, espera-se uma verdadeira onda de calor. “Sem calor!” Isso é o que muitas pessoas estão dizendo agora, e os estudantes podem esperar um pouco de alívio. Dörte de Graaf, porta-voz adjunta do Ministério da Educação em Kiel, sublinha que a gestão escolar é livre para decidir se e como as aulas serão ministradas em condições meteorológicas excepcionais. Este regulamento afecta todos os tipos e séries de escolas, e o Ministério da Educação garante que os pais são informados em tempo útil.

O que está acontecendo nas escolas? Nas escolas secundárias, por exemplo no Johanneum em Lübeck, as aulas são encurtadas através de um “plano Sahara”. Isso envolve reduzir o tempo das aulas de 45 para 30 minutos para permitir que os alunos sejam liberados mais cedo, sem descuidar de nenhuma matéria. A Escola Comunitária Lauenburgische Seen já decidiu oferecer aquecimento gratuito, enquanto outras escolas tomarão as suas decisões num curto espaço de tempo.

Livre de calor e suas regras

Mas como realmente é o ambiente livre de calor? Não há direito legal para isso, explica o conselheiro escolar Stefan Beeg. As aulas também podem acontecer à sombra, mas nem sempre é possível voltar para casa mais cedo. Vários regulamentos também se aplicam em muitos estados federais. Por exemplo, na Baixa Saxónia, os estudantes do ensino secundário recebem agora tratamento sem calor, o que normalmente não é o caso noutros estados federais, como a Renânia do Norte-Vestefália. Os ministérios escolares em vários estados federais introduziram diretrizes, embora a decisão, em última análise, caiba à gestão escolar. As temperaturas ambientes acima de 27 graus Celsius são frequentemente a referência para a concessão do status de livre de calor.

Regulamentos especiais devem ser observados para os níveis primário e secundário: Em muitos casos, os alunos do 5º e 6º ano só podem sair da sala de aula antes do final normal da aula após consulta com os pais, enquanto os alunos do nível superior (nível secundário II) são frequentemente excluídos destes regulamentos. Na escola secundária, os testes de classe não devem, se possível, ser realizados durante o calor extremo para evitar riscos para a saúde.

Regulamentações regionalmente diferentes

Estas diversas regulamentações não são iguais em todos os lugares. Em estados federais como Baden-Württemberg e Brandemburgo, o período sem calor começa em 25 graus, em Hamburgo a partir de 27 graus. Na Saxônia-Anhalt, as condições livres de calor são garantidas a partir de 26 graus às 11h, enquanto em outros estados federais, incluindo Schleswig-Holstein, as escolas têm muita liberdade. A decisão sobre isso é tomada pelos responsáveis ​​no local.

Em resumo, deve-se notar que cada local escolar no norte da Alemanha pode agir individualmente no que diz respeito ao bem-estar dos alunos num calor opressivo. A expectativa de estar livre do calor está aumentando e, com um acordo bem pensado, todos os envolvidos podem superar bem o calor.

Para obter mais informações e detalhes sobre os regulamentos em diferentes estados federais, leia LN on-line, Ministério da Educação NRW e RND depois.