Esperança na Arquidiocese de Hamburgo: a carta do Bispo inspira confiança!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na sua carta episcopal de julho de 2025, o Arcebispo Heße aborda a esperança e os desafios no norte da Alemanha, incentiva a reflexão e partilha ações digitais.

Erzbischof Heße addressiert in seinem Bischofsbrief von Juli 2025 Hoffnung und Herausforderungen in Norddeutschland, ermutigt zur Reflexion und teilt digitale Aktionen.
Na sua carta episcopal de julho de 2025, o Arcebispo Heße aborda a esperança e os desafios no norte da Alemanha, incentiva a reflexão e partilha ações digitais.

Esperança na Arquidiocese de Hamburgo: a carta do Bispo inspira confiança!

Num momento em que a incerteza e o medo estão generalizados em muitos lugares, o Arcebispo Dr. Stefan Heße enviou hoje uma carta aberta a cerca de 260.000 famílias na Arquidiocese de Hamburgo. Nele ele aborda os desafios sociais, políticos e económicos que temos pela frente. As guerras na Ucrânia e em Gaza, em particular, estão a causar preocupação e medo entre a população. O Arcebispo destaca a importância de encontrar esperança e confiança nestes tempos de crise. Isto acontece não só através das palavras, mas também através dos rituais e do silêncio em locais sagrados, como as igrejas, onde as pessoas podem parar por um momento e organizar os seus pensamentos.

Uma das propostas centrais de Heße é a campanha digital “Lugares Santos”, que permite às pessoas entrar em lugares que lhes dão força pessoal e esperança. Essas informações coletadas serão reunidas em um mapa interativo de locais de cura no norte da Alemanha. Um vídeo no qual Heße fala sobre seus próprios lugares sagrados também pode ser encontrado no site da arquidiocese. A campanha faz parte do compromisso pastoral da arquidiocese, que está aberto não só aos católicos, mas também a todas as pessoas da região. Heße escreve uma carta aos crentes cerca de duas a três vezes por ano.

Esperança e comunidade no ano de peregrinação 2025

No contexto desta mensagem de esperança, o próximo Ano Santo de 2025 é particularmente importante. O lema deste ano é “Peregrinos da Esperança” e convida à reflexão e ao intercâmbio comunitário. As ondas que podem ser vistas no logotipo simbolizam os desafios da vida e a peregrinação que as pessoas caminham juntas. A parte inferior da cruz é representada como uma âncora que atua contra as ondas de tristeza. A âncora representa esperança – metáfora também conhecida entre os marinheiros.

Os temas do ano de peregrinação deixam claro que os destinos pessoais e os acontecimentos globais exigem uma abordagem cuidadosa da esperança. A igreja se vê como um lugar onde o foco está nas histórias bíblicas, nas canções e na proclamação de um Deus que dá esperança. Nestes tempos difíceis, é essencial que a igreja dê às pessoas uma sensação de segurança e perspectiva.

Esperança como força espiritual

O conceito de esperança também tem profundas raízes bíblicas: muitas vezes é uma “esperança no entanto” que permanece mesmo em tempos difíceis. Em comunidade e partilhando experiências com estas histórias de esperança, podemos encontrar novas perspectivas e deixar para trás a frustração das expectativas frustradas.

No geral, vemos um claro apelo à reflexão e à acção colectiva nestes tempos incertos. Resta esperar que as ações da Igreja e a natureza unificadora do ano de peregrinação de 2025 dêem a muitas pessoas uma nova confiança e as acompanhem no seu caminho.