35 anos de BSH: A investigação marinha em Rostock celebra recordes e progressos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebrará o 35º aniversário da Agência Federal Marítima e Hidrográfica em 2 de outubro de 2025.

Mecklenburg-Vorpommern feiert am 2. Oktober 2025 das 35-jährige Bestehen des Bundesamtes für Seeschifffahrt und Hydrographie.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebrará o 35º aniversário da Agência Federal Marítima e Hidrográfica em 2 de outubro de 2025.

35 anos de BSH: A investigação marinha em Rostock celebra recordes e progressos!

No dia 2 de outubro de 2025, a Agência Federal Marítima e Hidrográfica (BSH) fará uma retrospectiva de 35 anos de trabalho bem-sucedido. Os marítimos mais velhos sabem exatamente: os fios que garantem a segurança e a ordem nas águas alemãs foram reunidos aqui. No local de Rostock, o famoso navio de pesquisa Deneb é usado para tarefas importantes - desde pesquisas do fundo do mar até busca de naufrágios. Estas atividades são apenas uma pequena parte da missão abrangente do BSH, que surgiu em 1990 do Instituto Hidrográfico Alemão em Hamburgo e do Serviço Hidrográfico Marítimo em Rostock.

O BSH, que opera em Hamburgo e Rostock, assumiu como missão a criação de cartas náuticas. Esses mapas são essenciais para a segurança do transporte marítimo. A atribuição de áreas de energia eólica offshore também é da responsabilidade da autoridade e mostra a importância da produção de energia a partir de fontes renováveis ​​na Alemanha.

Tempestades e mudanças climáticas

Várias tempestades já foram registradas na costa alemã do Mar do Norte nesta temporada. Durante a época 2023/2024 foram 13, incluindo algumas com valores extremos, como a tempestade de 21 de dezembro de 2023, que foi medida 978 cm acima dos níveis normais. A temporada 2024/2025 já começou com várias tempestades, que mais uma vez colocam desafios às comunidades costeiras.

O BSH também registou uma onda de calor marinha com uma duração até então desconhecida de 55 dias em 2025, o que apoia os resultados da investigação sobre a frequência de tais eventos climáticos extremos. Segundo a autoridade, as medições mostram que tais fenómenos ocorrerão cada vez com mais frequência - um desenvolvimento que pode ser atribuído ao avanço das alterações climáticas.

O papel dos oceanos

Mas o que isso significa para os nossos oceanos? Estas vastas massas de água não são apenas um habitat para mais de dois milhões de espécies, mas também têm um efeito estabilizador no sistema climático, armazenam calor e regulam o clima. O Ministério Federal da Investigação e Tecnologia (BMFTR) assumiu, portanto, a responsabilidade de aprofundar a compreensão do papel dos oceanos nas alterações climáticas através de projectos de investigação específicos. É dada especial atenção aos efeitos das alterações climáticas nas regiões costeiras, bem como à diversidade biológica e ao abastecimento humano.

A Aliança Alemã de Investigação Marinha (DAM) reúne o know-how de mais de 20 instituições de investigação marinha na Alemanha e está ativamente empenhada na proteção costeira e na utilização sustentável dos oceanos. Projetos como o CDRmare e o sustainMare visam encontrar soluções inovadoras para os desafios colocados pelas alterações climáticas.

Dia aberto em Rostock

Para marcar o seu 35º aniversário, o BSH abre as suas portas no Dia da Unidade Alemã. Na sexta-feira, 3 de outubro, todos os interessados ​​poderão visitar os impressionantes navios de pesquisa do BSH em Rostock, entre as 10h e as 16h. Esta oportunidade é melhor aproveitada para obter uma visão mais profunda da investigação marinha e experimentar em primeira mão os avanços dos últimos 35 anos.

Em resumo, pode-se dizer que a BSH é uma autoridade marítima central na Alemanha, com cerca de 1.000 funcionários. A combinação da ciência e da aplicação prática no transporte marítimo garante um intercâmbio dinâmico entre a teoria e a prática, que é urgentemente necessário num mundo cada vez mais caracterizado por fenómenos climáticos extremos. Os desafios que as tempestades trazem consigo são também uma questão importante que precisa de ser abordada.

Para quem está interessado no futuro dos nossos oceanos e gostaria de contribuir para a proteção de ecossistemas comprovados, agora é o momento certo para conhecer melhor os atores e as iniciativas.

Informações sobre isso podem ser encontradas em [NDR](https://www.ndr.de/nachrichten/mecklenburg-vorpommern/rostock/bundesamt-fuer-seeschifffahrt-und-hydrografie- Feiert-35-jaehriges-beesten,mvregiorostock-1128.html), [BSH].