Jovens voluntários salvam tesouros listados no Vale do Ahr!
No Vale do Ahr, 300 jovens estão empenhados em preservar os monumentos danificados no campo de ajuda às cheias, de 5 a 20 de julho de 2025.

Jovens voluntários salvam tesouros listados no Vale do Ahr!
No Vale do Ahr, uma região que ainda sofre as consequências das cheias devastadoras de 2021, os jovens reúnem-se para preservar a história com as mãos. O terceiro acampamento de socorro às enchentes, que acontecerá de 5 a 20 de julho de 2025 em Insul e Bad Neuenahr-Ahrweiler, atrairá 300 voluntários que se dedicarão à restauração de edifícios tombados. Esses jovens comprometidos vêm principalmente das cabanas de construção de jovens da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos e investem sua energia em cerca de 20 edifícios danificados.
A grande procura por este acampamento mostra o quanto cresceu o interesse pela preservação de monumentos. Os participantes demonstram suas habilidades utilizando técnicas artesanais tradicionais, como construção em barro e carpintaria. Lina Platz, uma jovem de 22 anos de Bad Bergzabern, participa pela terceira vez e está treinando para se tornar uma vidraceira artística. Bernhard Vollmeier, 22 anos, de Mannheim, também corta habilmente uma nova trave e faz parte do campo repetidamente.
Compromisso com o futuro
Laura Haverkamp, gerente do projeto, enfatiza a grande importância do acampamento por volta da data de aniversário da enchente, em 14 de julho. “É um sinal de lembrança e esperança”, diz ela. A Ministra da Juventude da Renânia-Palatinado, Katharina Binz, visitou os voluntários e elogiou o seu empenho: “O trabalho que é feito aqui não é importante apenas para os edifícios, mas também para o sentimento de união da comunidade”.
O compromisso dos participantes tem uma longa tradição. Um campo de ajuda às enchentes ocorreu em Ahr Valley e Swisttal em junho de 2024, no qual vários jovens trabalhadores da construção civil, atuais e antigos, de toda a Alemanha se ofereceram como voluntários. Sob o lema “Bens culturais em perigo! Vamos ajudar” foi impulsionada a construção de edifícios históricos. O apoio veio de especialistas de oito profissões, incluindo carpinteiros, pintores e restauradores, que estavam preocupados com a protecção a longo prazo do património histórico. A Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos deixa claro a importância da preservação dos tesouros culturais na nossa sociedade.
Um olhar sobre o futuro da preservação de monumentos
Durante o tempo que passam no acampamento, os participantes nas cabanas de construção para jovens têm a oportunidade de aprender habilidades valiosas que vão muito além do trabalho prático. Em colaboração com a Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos e apoiado pelo ijgd (International Youth Community Services), você pode completar um ano social voluntário ou um serviço voluntário federal na área de proteção de monumentos. Os programas oferecem conhecimentos sobre diversas áreas de trabalho, como arqueologia, carpintaria e restauração de pinturas, e permitem aos jovens lidar com a história e os elementos estilísticos da construção.
As cabanas de construção juvenil destinam-se a pessoas dos 16 aos 26 anos e iniciam os seus programas no dia 1 de setembro de cada ano. Para todos os interessados em envolver-se na área da protecção de monumentos, existem muitas oportunidades de adquirir esta valiosa experiência e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do nosso património cultural. O campo de socorro às cheias no Vale do Ahr é apenas um exemplo das numerosas iniciativas que estão a ser implementadas neste sentido.
Parece que o interesse pela preservação histórica não é apenas elevado, mas os jovens voluntários também mostram que têm talento para dar nova vida à história. O futuro do património cultural alemão parece estar em boas mãos.
Os interessados podem encontrar mais informações sobre as atividades das cabanas de construção juvenil e oportunidades de trabalho voluntário em denkmalschutz.de e ijgd.de.