Prêmio Cultura para Beat Fehlmann: Uma despedida cheia de música e honra!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Ministra da Cultura, Katharina Binz, entrega a placa Peter Cornelius a Beat Fehlmann no concerto final em Speyer.

Kulturministerin Katharina Binz verleiht die Peter-Cornelius-Plakette an Beat Fehlmann beim Abschlusskonzert in Speyer.
A Ministra da Cultura, Katharina Binz, entrega a placa Peter Cornelius a Beat Fehlmann no concerto final em Speyer.

Prêmio Cultura para Beat Fehlmann: Uma despedida cheia de música e honra!

Em 6 de julho de 2025, a Ministra da Cultura Katharina Binz concedeu a placa Peter Cornelius a Beat Fehlmann, diretor da Filarmônica Estatal Alemã da Renânia-Palatinado. Este prêmio é considerado a maior homenagem do país por realizações notáveis ​​no cultivo e criação musical. A entrega cerimonial ocorreu durante o concerto final do Festival de Música de Speyer, que também foi o último concerto de Fehlmann como diretor. Aqui, depois de quase sete anos, ele apresentou um histórico impressionante e foi oficialmente despedido, como relata [rheinpfalz.de](https://www.rheinpfalz.de/lokal/pfalz-ticker_artikel,-beat- Fehlmann-mit-peter-cornelius-plakette-des-landes-geehrung-_arid,5790754.html).

Fehlmann assumiu a gestão da Filarmônica Estatal Alemã em 1º de setembro de 2018 e desde então levou a orquestra a novos patamares artísticos. Sob a sua liderança, a Filarmónica não só foi reconhecida como uma das melhores orquestras da Alemanha, mas também iniciou um realinhamento estratégico do conjunto. O empenho especial de Fehlmann é sublinhado pela impressionante taxa de ocupação dos concertos por assinatura em Ludwigshafen, que foi de 99% na sua última temporada.

Sobre o novo começo no Liechtenstein

Com o seu novo cargo de diretor artístico e diretor administrativo da Academia de Música do Liechtenstein, que assumirá em 1 de setembro de 2025, Beat Fehlmann dá um passo emocionante na sua carreira. Com ele fundou também o Ensemble Esperanza, outro alicerce do seu trabalho artístico, que já foi reconhecido com importantes prémios como o Opus Klassik e o Prémio Especial ICMA. No entanto, este novo desafio não será a sua última inovação, já que Fehlmann sempre provou no passado que tem um bom talento para desenvolvimentos criativos.

No seu discurso, a Ministra da Cultura, Katharina Binz, destacou a paixão e o compromisso de Fehlmann, que fortaleceu de forma sustentável a relação entre a orquestra e o público. A iniciativa do “Centro de Competências Musicais”, que envolve músicos e administração no desenvolvimento de novos projetos, evidencia a sua forma de pensar voltada para o futuro e promove a criatividade e a identificação dentro do conjunto, o que está a aumentar agradavelmente o número de espectadores.

Uma olhada na era Fehlmann

A época de Beat Fehlmann como diretor foi caracterizada por renovação e sucesso. Ele deixa para trás uma orquestra redesenhada e bem posicionada para o futuro. A placa de Peter Cornelius não é apenas um sinal de suas realizações, mas também um símbolo da cultura profundamente enraizada do cultivo da música na Renânia-Palatinado. A atribuição deste prémio reflete o reconhecimento do seu incansável empenho, não só pela orquestra, mas por todo o panorama musical.

No geral, a história de Fehlmann mostra de forma impressionante como a paixão e o compromisso são importantes no setor cultural e como essas qualidades podem moldar a vida de muitas produções e do público. O caminho que agora percorre no Liechtenstein está a ser seguido com grande curiosidade e é um capítulo emocionante na sua já notável carreira.