Mainz brilha em laranja: Dia de ação contra a violência contra as mulheres em 25 de novembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mainz está planejando os “Dias Laranjas” contra a violência contra as mulheres em 25 de novembro. Ações, discussões e visibilidade em foco.

Mainz plant am 25. November die "Orange Days" gegen Gewalt an Frauen. Aktionen, Diskussionen und Sichtbarkeit im Fokus.
Mainz está planejando os “Dias Laranjas” contra a violência contra as mulheres em 25 de novembro. Ações, discussões e visibilidade em foco.

Mainz brilha em laranja: Dia de ação contra a violência contra as mulheres em 25 de novembro!

Na terça-feira, 25 de novembro, o centro da cidade de Mainz será colorido em laranja brilhante – um símbolo contra a violência contra mulheres e meninas e contra as violações dos direitos humanos. Começam os “Dias Laranja” e apelam à reflexão e ao combate às injustiças sociais. Esta campanha internacional faz parte da iniciativa da ONU “Orange the World”, que existe desde 1991 e chama a atenção para a violência contra as mulheres.

O cortejo da campanha começa às 13h30. na Holzstrasse e pode ser visto através da cidade velha. Com uma programação colorida composta por fantasias, banners, cartazes e outros materiais chamativos, os organizadores querem transformar a cidade em um símbolo de resistência. O percurso atravessa, entre outros locais, Augustinerstrasse, Leichhof e Gutenbergplatz até chegar ao pavilhão LUX na Ludwigsstrasse. Katharina Binz, Ministra da Família, Mulher, Cultura e Integração, também deverá estar presente.

Diversas ações para uma mensagem importante

A Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz, especialmente os departamentos de design de interiores e design de comunicação, é a força motriz por trás desta iniciativa e está planejando atividades adicionais em importantes locais universitários na Holzstrasse, Wallstrasse e Lucy-Hillebrand-Strasse, bem como na Casa da Memória. Além disso, na segunda-feira, 24 de novembro, um grande banner será colocado na varanda do Mainz State Theatre para aumentar a expectativa pelos Dias Laranjas.

Os organizadores querem chamar a atenção para as diferentes formas de violência que as mulheres e as meninas vivenciam, tanto em espaços públicos como em espaços digitais. Este problema é apoiado por números alarmantes: o aumento da violência doméstica na Alemanha em 6,5 por cento em 2024, dos quais 70,5 por cento das pessoas afectadas são mulheres, mostra que há uma necessidade urgente de acção. Um caso de violência doméstica é relatado a cada três minutos na Alemanha. Em cidades como Esslingen, o número de mulheres que procuram ajuda em centros de aconselhamento aumentou até 8,3%.

Debate público e stands informativos

Um elemento central dos “Dias Laranja” será o painel de discussão público na noite de 25 de novembro, a partir das 18h. às 19h30 no Pavilhão LUX. O tema “Violência através das palavras – como funcionam as estruturas patriarcais na Internet” é discutido lá. Especialistas renomados, incluindo a Dra. Jessica Hamed e a Profa. Isabelle Hillebrandt, participam da discussão para poder discutir aspectos importantes.

O Gabinete Central para a Igualdade de Oportunidades da Universidade de Oldenburg também participa nos Orange Days com um stand de informações no dia 25 de novembro, das 10h00 às 14h00. no hall do refeitório. Os membros da universidade são convidados a participar ativamente e a enviar uma mensagem forte contra a violência. O pano de fundo da campanha não é apenas a visibilidade do tema, mas também a promoção de uma cultura de respeito e igualdade.

Estas ações fazem parte de um movimento mais amplo que inclui o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro, e o Dia dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro. O objectivo não é apenas aumentar a sensibilização, mas também mostrar formas práticas para que pessoas empenhadas e interessadas possam apoiar activamente os direitos das mulheres e das raparigas.

Juntos devemos levantar a nossa voz e tomar uma posição para acabar com a violência contra as mulheres e as raparigas. Os Dias Laranja são um passo importante nesta direção e oferecem a oportunidade de reflexão e intercâmbio. Mais informações podem ser encontradas no site da Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz e do Escritório Central de Igualdade de Oportunidades da Universidade de Oldenburg: Mercurista, Notícias de Estugarda, Universidade de Oldemburgo.