Análise do aplicativo SBB: aposentado perde bônus de 100 francos – quem é afetado?
Um erro técnico no aplicativo da SBB fez com que um aposentado de Spiez perdesse um bônus de 100 francos. Os afetados procuram certeza.

Análise do aplicativo SBB: aposentado perde bônus de 100 francos – quem é afetado?
Um erro técnico no aplicativo da SBB custou a um aposentado de Spiez, no cantão de Berna, quase 100 francos em crédito de bônus. O cliente afetado do Half-Fare Plus estava usando sua assinatura com um crédito de 800 francos e um bônus de 200 francos quando de repente percebeu que o método de pagamento para compras de passagens havia sido alterado sem aviso prévio. Em vez de usar o crédito de bônus, os ingressos foram debitados de sua conta Postfinance. O app da SBB causou um erro durante um login discreto que alterou o pagamento sem que o usuário fosse informado. Nau relata que o crédito deve ser utilizado dentro de um ano, caso contrário o bônus irá expirar.
Embora o aposentado tenha tentado obter um reembolso da SBB, o atendimento ao cliente lhe disse que isso não era possível. Desde o incidente, apenas algumas pessoas afetadas se manifestaram e a SBB vê este caso como um caso isolado. Este incidente levanta, portanto, questões: apenas alguns clientes são realmente afetados ou poderá haver um problema mais amplo? O aposentado acredita que outros usuários do HalfFare Plus também poderiam ter sofrido prejuízo desta ou de forma semelhante. Houve relatos semelhantes sobre o aplicativo no passado, que ocorreram já em dezembro de 2024.
Erros de aplicativos e insatisfação do cliente
A SBB confirmou agora problemas técnicos com a versão Android de seu aplicativo. Segundo a empresa, uma solução está sendo trabalhada e será disponibilizada em versão futura. A organização do setor Alliance Swisspass também continua questionando quem é o responsável pela mudança repentina na forma de pagamento e não descarta uma ligação com uma atualização recente do aplicativo. Na verdade, [a SRF descreve dificuldades semelhantes em outro lugar e cita que o aposentado novamente teve que aceitar que perderia seu bônus porque o Postfinance foi usado como meio de pagamento em vez do voucher.
As coisas ficam particularmente picantes quando você olha para as experiências de outros usuários do Half-Fare Plus. Lukas Fierz, ex-vereador nacional, também teve dificuldades com o aplicativo. Ele não conseguiu recarregar seu crédito devido a regulamentações semelhantes, pois seu valor atual teve que ser totalmente utilizado antes que ele pudesse recarregar novamente. Essas dificuldades iniciais com o aplicativo SBB parecem se estender por diversas experiências de usuário e fazem alguns clientes sorrirem, mas outros ficam irritados.
Esperança de melhoria?
A assinatura Half-Fare Plus ganhou fama nos últimos anos; cerca de 70.000 pessoas agora confiam nele. Mas os regulamentos introduzidos, como a utilização única do crédito, restringem a flexibilidade mais do que muitos gostariam. Bluewin relata que muitos usuários estão inquietos com o vencimento do crédito e a Allianz promete trabalhar em melhorias para melhor neutralizar tais incidentes no futuro. No entanto, ainda não está claro quando exatamente os problemas do aplicativo serão finalmente resolvidos.