Pontos mortos na Alemanha: medições de telefones celulares revelam grandes lacunas!
A semana nacional de medição da telefonia móvel revela lacunas na rede em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e outras regiões. Seguem resultados e análises.

Pontos mortos na Alemanha: medições de telefones celulares revelam grandes lacunas!
Na primeira semana nacional de medição de telefonia móvel, que ocorreu de 26 de maio a 1º de junho de 2025, os desafios da cobertura da rede na Alemanha foram examinados de forma abrangente. Mais de 150 mil participantes de todas as partes do país registraram mais de 145 milhões de pontos de medição válidos, que foram posteriormente encaminhados à Agência Federal de Redes. Está se tornando cada vez mais fácil para a maioria dos cidadãos navegar rapidamente na Internet, porque 98% dos pontos de medição registrados estão em redes 4G ou 5G, como Welt relatórios.
Mas nem tudo é só alegria, porque os resultados mostram diferenças regionais claras. Existem lacunas de abastecimento maiores em Baden-Württemberg e na Renânia-Palatinado, em particular: aqui a proporção sem rede disponível é de 1,12 por cento cada. Em toda a Alemanha é de 0,76 por cento, o que significa que foram encontrados pontos mortos reais em menos de 1 por cento. Essas medições fornecem aos operadores de rede informações importantes para verificar seus dados de fornecimento e descobrir diferenças locais, como acrescenta o Winfuture.
As armadilhas da cobertura 2G
Um resultado particularmente surpreendente da semana de medições foi a proporção significativa de redes 2G em algumas regiões. Verificou-se que 1,27 por cento das medições estão disponíveis apenas com uma rede 2G, com o valor mais elevado registado em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental com 2,25 por cento. O 2G ainda é claramente visível nos distritos de Altmarkkreis Salzwedel, Harz e Salzlandkreis. A situação é particularmente dramática no Harz, onde não havia nenhuma rede disponível em 2,4% dos pontos de medição e apenas 2G estava disponível em 3,4%, como pode ser visto nos dados recolhidos.
O Ministério Federal do Digital considera os resultados da semana de medição um sucesso e, além de ampliar o conceito, também planeja avaliações regionais detalhadas para distritos e municípios, que serão publicadas em meados de junho. Estas medições poderão ajudar a garantir que possam finalmente ser feitos progressos nas zonas menos servidas e que o equilíbrio digital possa ser melhor estabelecido na Alemanha.
O futuro das comunicações móveis
Os resultados da semana de medição das comunicações móveis ilustram de forma impressionante a importância da expansão da rede para o futuro da infraestrutura digital na Alemanha. Com a disponibilidade de 4G de pelo menos um operador de rede em 97,53% e a disponibilidade de 5G em mais de 93,85% da área, a Alemanha está no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. Os “pontos cinzentos”, ou seja, áreas com apenas uma operadora de rede, representam quase 14% de toda a área federal. São necessários esforços direcionados para garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso às tecnologias modernas.