A construção do novo centro de resposta a emergências em Greifswald começará em breve!
Greifswald está construindo um novo centro de resposta a emergências para resposta rápida a crises. A construção começa em 31 de agosto de 2025.

A construção do novo centro de resposta a emergências em Greifswald começará em breve!
Em Greifswald, na segunda-feira, 31 de agosto de 2025, terão início as obras de construção de um moderno centro de resposta a emergências (GAZ), que será construído nas instalações do escritório distrital de Vorpommern-Greifswald na Feldstraße. Isto emerge de um relatório da NDR, que destaca a importância do projeto e os últimos desenvolvimentos. Os preparativos, que demoraram uma semana para cobrir a área anteriormente utilizada como estacionamento, já foram concluídos e a área está vedada.
O novo centro abrigará um prédio de três andares em uma área de 1.500 metros quadrados. Abrigará não só o centro de controle integrado da região, mas também os serviços de emergência, o médico de teleemergência e o centro de proteção contra incêndio. Com custos de construção estimados em cerca de 34 milhões de euros, este centro pretende agrupar todos os serviços de emergência e assim melhorar a eficiência e a rapidez de reação em caso de catástrofe, afirma a agência noticiosa de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
Um passo importante para a proteção contra desastres
A construção do centro de resposta a emergências é uma resposta directa às crescentes exigências no controlo de catástrofes, que são, entre outras coisas, aumentadas pelos desafios globais, como a pandemia da COVID-19 e as alterações climáticas. Numerosas instituições internacionais, incluindo a GIZ, relatam que acontecimentos catastróficos, como inundações e terramotos, têm efeitos a longo prazo na sociedade e muitas vezes atingem mais duramente os grupos vulneráveis.
O projeto Greifswald garante que a região esteja melhor preparada para tais emergências. Reunir todos os serviços de emergência em um só lugar promove a colaboração interdisciplinar e otimiza processos em caso de emergência. Anteriormente, as diversas organizações de resposta a emergências enfrentavam frequentemente o desafio de agir de forma coordenada e rápida, o que é essencial em situações de emergência.
Estacionamento e fluxo de trânsito
Com o início da construção, a situação do estacionamento na sede distrital também mudará. O estacionamento será fechado para terceiros para garantir o fluxo do trânsito e garantir que haja espaço suficiente para veículos de emergência. Anteriormente, os residentes e visitantes tiveram que se adaptar aos lugares de estacionamento ocasionalmente disponíveis, o que já não acontecerá - especialmente porque haverá apenas algumas opções de estacionamento para funcionários distritais e visitantes. O local também estará fechado fora do horário de funcionamento.
Este projeto abrangente pretende ter um impacto muito além das fronteiras de Greifswald. A GIZ enfatiza que a gestão bem estruturada do risco de desastres é de grande importância. Permite melhor evitar riscos, o que, em última análise, ajuda a ter adequadamente em conta os riscos no desenvolvimento urbano e noutros planeamentos económicos. Neste sentido, o novo centro de segurança não será apenas um edifício, mas também um meio para uma arquitectura de segurança sustentável e orientada para o futuro em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.