Surto de gripe aviária sem precedentes: centenas de grous mortos na Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Surto sem precedentes de gripe aviária H5N1: milhares de guindastes afetados, autoridades alertam para alto risco de infecção na Alemanha.

Beispielloser Ausbruch der Vogelgrippe H5N1: Tausende Kraniche betroffen, Behörden warnen vor hoher Ansteckungsgefahr in Deutschland.
Surto sem precedentes de gripe aviária H5N1: milhares de guindastes afetados, autoridades alertam para alto risco de infecção na Alemanha.

Surto de gripe aviária sem precedentes: centenas de grous mortos na Alemanha!

Na Alemanha, um surto massivo de gripe aviária (H5N1) está a causar rostos preocupados. Um grande número de guindastes mortos está sendo relatado em vários lugares do país, incluindo Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Brandemburgo e Saxônia-Anhalt. Esta notícia alarmante é a razão dos alertas das autoridades. Então relatado web.de de um surto sem precedentes que está também a afectar outras espécies de aves e já provocou mortes generalizadas de animais.

Cerca de 500 guindastes mortos foram encontrados no reservatório de Kelbra, na Saxônia-Anhalt. Em Brandemburgo, especificamente na área de descanso da paisagem do lago Linum, também há relatos de mais de 1.000 guindastes mortos. Este resultado sombrio só poderá aumentar à medida que as autoridades relatam novos casos todos os dias.

Brilhante e perigoso

A situação é crítica. Na Pomerânia Ocidental, quase 150.000 animais tiveram de ser mortos como medida de precaução devido à gripe aviária, incluindo um total de 93.000 galinhas poedeiras em Rothemühl e 55.000 em Poseritz. Em toda a Alemanha existem atualmente mais de 400.000 animais que tiveram de ser mortos por causa do vírus zeit.de relatado. As explorações no nordeste do país são particularmente atingidas, onde o maior surto ocorreu numa exploração de engorda de galinhas onde 35.000 animais tiveram de ser destruídos.

O perigo desencadeador é o vírus altamente patogênico da gripe aviária A H5N1. Em muitos casos, este vírus causa doenças graves em animais infectados. Ativistas e investigadores dos direitos dos animais alertam para uma possível propagação entre os grous no sudoeste da Alemanha. Especialistas como Christian Dietzen salientam que a maioria dos grous ainda se encontra no Nordeste e que perturbações nas aves podem contribuir para a propagação do vírus.

Qual é a situação dos humanos?

Segundo o Instituto Friedrich Loeffler (FLI), atualmente não existe nenhum risco particular para a população. No entanto, as pessoas foram instadas a evitar o contacto com aves mortas e a reportá-las às autoridades veterinárias. As precauções de higiene para os criadores de aves também devem ser urgentemente reforçadas. Qualquer pessoa que processe produtos avícolas deve garantir que a carne esteja bem cozida, como br.de notas.

Só podemos dizer com diversão que a transmissão do vírus através dos alimentos não é possível se a carne for suficientemente aquecida. O ECDC afirma também que o risco de transmissão do vírus à população em geral é considerado baixo. Ainda assim, permanece a preocupação de que os vírus possam se misturar ao mesmo tempo se uma pessoa estiver infectada com o H5N1 e a gripe sazonal.

Os cientistas não só apelam a uma melhor preparação para possíveis cenários de pandemia, mas também a uma atenção mais intensa à investigação e ao desenvolvimento de vacinas. Para muitos é claro: a luta contra a gripe aviária exige uma acção rápida.

Nesta fase preocupante, espera-se que a cooperação entre as autoridades, a ciência e os proprietários de animais seja ainda mais reforçada, a fim de, pelo menos, conter a propagação do vírus.