O novo sistema chuvoso protege Ueckermünder Heide de incêndios florestais!

O novo sistema chuvoso protege Ueckermünder Heide de incêndios florestais!

Ueckermünder Heide, Deutschland - No distrito de Vorpommer-Greifswald, um novo sistema de irrigação para combate a incêndios florestais foi inaugurado. Em 23 de junho de 2025, a Fundação Federal Ambiental alemã entregou o inovador sistema chuvoso, que agora está sendo usado no Ueckermünder Heide. Essa área impressionante de 9.600 hectares é considerada uma área de patrimônio natural e requer medidas especiais para proteger contra incêndios florestais e pastagens.

A proteção desses ecossistemas valiosos está se tornando cada vez mais urgente, especialmente em vista das mudanças nas condições climáticas. Temperaturas extremamente altas e longos tempos de secagem tornam as florestas cada vez mais suscetíveis a incêndios. Os pesquisadores enfatizam que as mudanças climáticas em muitas regiões, mesmo em zonas climáticas aprovadas por frio, levam a períodos secos mais longos. As tensões entre a natureza e o meio ambiente e as necessidades das pessoas se tornaram mais complexas, uma vez que os processos de urbanização e a emigração das áreas rurais também influenciam o gerenciamento dessas áreas. Isso não apenas promove o risco de incêndios florestais, mas também apresenta as infra -estruturas com novos desafios, como a organização de brigadas de bombeiros ou o fornecimento de recursos para combater eventos tão extremos.

Gerenciamento de risco de incêndio florestal em foco

A introdução do sistema de irrigação faz parte de uma abordagem mais abrangente no gerenciamento de riscos de incêndio florestal que está cada vez mais ganhando interesse público. Em 2022, iniciativas como o projeto de incêndio reconheceram a necessidade de fechar lacunas de capacidade no combate a incêndios florestais e também desenvolver uma "agenda estratégica de pesquisa e padronização de incêndio e resgate". Isso busca o objetivo de envolver ativamente vários atores, como silvicultura e agricultura, brigadas de bombeiros ou a população, a fim de contribuir para uma prevenção eficaz.

As experiências dos últimos anos mostram que o verão extremamente quente, como foram experientes em 2022, aumentam significativamente o risco de incêndio. Enquanto o número de incêndios florestais na Alemanha diminuiu significativamente entre 1991 e 2017, os anos de 2018 e 2019 sofreram um aumento dramático de incêndios devido a condições climáticas excepcionais, especialmente nos estados federais do nordeste. Particularmente digno de nota são a grande área afetada pelos incêndios, bem como as várias causas de ignição, que variam de ação negligente a incêndio criminoso.

Medidas preventivas de relance

O gerenciamento de riscos de incêndio florestal deve ser constantemente otimizado. Medidas para melhorar a detecção e a contenção de incêndios já mostraram efeitos positivos. As antigas torres de guarda de bombeiros foram substituídas por sensores digitais modernos que monitoram e fornecem informações valiosas aos centros de incêndio florestal. Além disso, medidas clássicas de precaução, como tiras de ferida e pontos de retirada de água, ainda são relevantes para poder reagir rapidamente em uma emergência.

No geral, os desafios podem ser melhorados melhor se os vários fatores e riscos de influência no manejo florestal forem identificados e analisados ​​com mais clareza. Com o novo sistema de irrigação no Ueckermünder Heide, o distrito define um sinal importante na prevenção e mostra que medidas eficazes para combater incêndios florestais estão cada vez mais no centro de interesse público.

Os desenvolvimentos e investimentos no campo do combate a incêndios florestais são essenciais para evitar incêndios futuros e proteger os valiosos recursos ecológicos de nosso país. Um bom talento na análise e avaliação de riscos será crucial para o sucesso de tais iniciativas.

Details
OrtUeckermünder Heide, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)