Usedom em crise: o café do porto de Ibbi fecha - futuro da gastronomia incerto!
Usedom perde mais restaurantes: o café do porto de Ibbi fecha devido a dificuldades econômicas, enquanto o Coco Lounge fecha permanentemente.

Usedom em crise: o café do porto de Ibbi fecha - futuro da gastronomia incerto!
As coisas estão lentamente ficando difíceis para o setor de catering em Usedom. A cidade vê-se obrigada a reapresentar as suas ofertas depois de o operador do “Ibbis Hafencafé”, Thorsten Mann, ter rescindido o seu contrato no final do ano. Como o Jornal do Mar Báltico relatado, as dificuldades económicas e as condições de enquadramento inadequadas são as principais razões para esta medida. Mann destaca particularmente o forte aumento dos custos para a GEMA, seguradoras e seguradoras de saúde, que, juntamente com a falta de segurança no planeamento, influenciaram as suas decisões.
Outro obstáculo para os restaurantes no porto é a longa disputa legal entre a cidade de Usedom e a Marinapark Usedom GmbH. Isto afecta os limites da propriedade no porto e bloqueia o desenvolvimento permanente do café do porto. Uma data judicial para esclarecimento dos pontos de levantamento já foi marcada para meados de dezembro. O prefeito Olaf Hagemann está otimista e espera que a situação de propriedade seja esclarecida em breve, a fim de estabelecer um restaurante portuário permanente. A cidade planeia encontrar um novo operador para o “Ibbis Hafencafé”.
Fechamentos como tendência alarmante
Mas esta não é a única perda no sector gastronómico em Usedom. O “Coco Lounge” na Friedenstrasse em Heringsdorf também teve que fechar as portas para sempre. Há mais de 20 anos, o bar é um destino popular para os noctívagos, desfrutando de mais de 70 coquetéis diferentes e um ambiente descontraído. Como Nordkurier relatado, o encerramento foi anunciado no dia 29 de julho na página do Facebook, e o contrato de arrendamento do anterior inquilino expirou no final do mês. A prefeita Laura Isabelle Marisken ficou decepcionada e desejou tudo de bom ao último inquilino.
Esses desenvolvimentos fazem parte de um problema maior. Alto notícias diárias Um em cada dez estabelecimentos de restauração na Alemanha fechará em 2023, o que destaca os efeitos da inflação e da pandemia corona. Cerca de 48 mil empresas fecharam desde 2020 e o número de falências no setor da restauração aumentou 27% no ano passado. As pequenas empresas com até dez funcionários são particularmente afetadas.
Os especialistas esperam mais encerramentos e um aumento das falências para níveis pré-pandemia. A indústria está sob pressão, uma vez que o aumento dos preços dos alimentos, o aumento dos custos com pessoal e um aumento do IVA sobre os alimentos para 19 por cento desde Janeiro de 2024 estão a piorar ainda mais a situação para muitos restaurantes.
Os actuais desenvolvimentos na indústria da restauração na bela Usedom reflectem o que está a acontecer a um nível mais amplo em toda a Alemanha - a indústria enfrenta grandes desafios. Resta saber se a cidade de Usedom encontrará uma nova operadora. Uma coisa é certa: ainda há muito a fazer para revitalizar a oferta gastronómica da ilha.