Pomerânia Ocidental-Greifswald: Previsões amargas para o mercado de trabalho no verão
Em julho de 2025, a taxa de desemprego em Greifswald permanecerá em 9%. As demissões na HanseYachts anunciam tempos incertos.

Pomerânia Ocidental-Greifswald: Previsões amargas para o mercado de trabalho no verão
No distrito de Vorpommern-Greifswald, o mercado de trabalho mostra os primeiros sinais de uma certa estagnação em junho de 2025. Correio do Norte relata 10.211 pessoas procurando emprego. São 39 a menos que no mês anterior, mas ainda 248 a mais que há um ano.
A taxa de desemprego permanece estável em 9 por cento. No entanto, Klaus-Peter Köpcke, chefe da agência de emprego de Greifswald, vê um declínio no dinamismo do mercado de trabalho. A evolução positiva pode ser observada principalmente nos sectores sazonais, embora a sua intensidade esteja a diminuir. A recuperação sazonal parece ter diminuído este ano. Esta tendência é influenciada principalmente pelas próximas férias de verão, uma vez que a capacidade de formação de novos colaboradores diminui nesta altura.
Impacto das demissões na HanseYachts
Há notícias preocupantes para o distrito: a HanseYachts em Greifswald enfrenta 200 demissões, que ainda não foram refletidas nas estatísticas atuais. Sobre NDR É relatado que 190 funcionários da fábrica de Greifswald foram recentemente afetados e a primeira onda de demissões, que entrou em vigor no final de maio, já forçou a demissão de 65 funcionários.
Além disso, os empregos na filial polaca de Goleniów também estão em risco. Mais de 160 funcionários foram demitidos, embora, ao contrário de Greifswald, nenhum plano social tenha sido elaborado para os funcionários afetados. A HanseYachts está a planear reestruturar a produção e espera obter garantias do governo estadual, enquanto as discussões com o Ministério dos Assuntos Económicos em Schwerin já estão em curso.
Previsões para os próximos meses
Klaus-Peter Köpcke manifesta preocupação com o facto de a taxa de desemprego poder aumentar no outono em comparação com o ano passado. Em particular, os contratos a termo certo, como os dos assistentes sociais escolares, terminam no ano letivo em curso e não se sabe até que ponto os estagiários serão contratados pelas suas empresas. No entanto, também existem pontos positivos. Apesar da situação precária, é importante mencionar os cuidados que já foram tomados. Estas incluem consultas e medidas de qualificação para os empregados demitidos.
A situação no mercado de trabalho continua tensa, mas ainda é possível observar um certo nível de satisfação. O desafio agora é enfrentar os próximos meses e, acima de tudo, oferecer uma perspectiva aos colaboradores afectados. Mais informações sobre a situação do mercado de trabalho podem ser encontradas no site Agência de emprego.