35 anos de unidade: transmissão especial NDR com memórias comoventes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 1º de outubro de 2025, Jessy Wellmer moderará uma palestra na NDR sobre histórias pessoais sobre a unidade alemã.

Am 1. Oktober 2025 moderiert Jessy Wellmer im NDR einen Talk über persönliche Geschichten zur deutschen Einheit.
Em 1º de outubro de 2025, Jessy Wellmer moderará uma palestra na NDR sobre histórias pessoais sobre a unidade alemã.

35 anos de unidade: transmissão especial NDR com memórias comoventes!

Um evento especial é iminente: em 1º de outubro de 2025, a NDR irá convidá-lo para um programa especial intitulado “Separados Unidos – 35 Anos Depois”. É liderado pela conhecida apresentadora Jessy Wellmer, que vem de Güstrow, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e trabalha para ARD-tagesthemen. O show começa às 22h, enquanto a transmissão ao vivo estará disponível na mediateca da ARD a partir das 20h30.

Esta transmissão coincide com um período notável: 35 anos após a reunificação alemã. O foco está nas histórias e opiniões pessoais de pessoas do norte da Alemanha que partilham as suas experiências em torno da queda do Muro de Berlim e dos anos de unidade subsequentes. O objetivo? Uma troca de diferentes perspectivas ao nível dos olhos.

Vozes diversas

Cerca de 75 convidados da Alemanha Oriental e Ocidental já foram convidados a participar do espetáculo e contribuir com suas experiências individuais. Entre eles está a podcaster Laura Larsson, fortemente influenciada pelo passado de seus pais na RDA. O historiador Ilko-Sascha Kowalczuk, que vê a reunificação como uma história de sucesso, também será ouvido. O empresário Robert Dahl enfatiza a solidariedade através da abordagem conjunta, enquanto a jornalista Theresia Crone descreve as desigualdades sociais como as causas de uma unidade frágil.

Martin Neuhaus, um ator, vê a unidade como incompleta. A Dra. Adriana Lettrari-Pietzcker, da rede 3ª Geração, é da opinião que a capacidade de adaptação das pessoas é uma força motriz decisiva para o futuro. Mais informações e vídeos estarão disponíveis a partir de 29 de setembro de 2025 em ndr.de/meineunit.

Uma olhada para trás

A queda do Muro de Berlim, que ocorreu em 9 de novembro de 1989 e marcou o fim da divisão da Alemanha, continua a ser um acontecimento marcante na história alemã. Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em República Democrática Alemã (RDA) e República Federal da Alemanha (FRG). O Muro de Berlim acabou por se tornar um símbolo desta divisão, que separou muitas pessoas umas das outras durante anos. Até a década de 1980, viajar entre os dois países era frequentemente associado a muitos obstáculos. Os cidadãos da RDA ficaram cada vez mais insatisfeitos com as condições de vida, o que acabou por conduzir a uma onda de refugiados e protestos.

As “manifestações de segunda-feira” desempenharam um papel essencial, nas quais dezenas de milhares de pessoas levantaram a voz pela liberdade e pela unidade. Em 9 de outubro de 1989, cerca de 70.000 manifestantes em Leipzig com o slogan “Nós somos o povo!” um repensar. O dia seguinte, 9 de novembro de 1989, finalmente entraria para a história quando o então porta-voz do SED, Günter Schabowski, anunciou a permissão para viagens gratuitas. Este acontecimento provocou uma tempestade emocional nos postos fronteiriços de Berlim, onde as pessoas finalmente se reuniram novamente.

Após a queda do muro, começaram as discussões sobre o futuro dos dois estados alemães. A unificação alemã foi finalmente concluída em 3 de outubro de 1990 e este dia tem sido feriado desde então como “Dia da Unidade Alemã”. Um passo sensacional que também teve impacto em todo o panorama político da Europa, ao anunciar o fim da Guerra Fria.

A palestra da NDR no dia 1º de outubro fornecerá uma plataforma para as inúmeras histórias e memórias que moldaram esta época. Os espectadores são convidados a embarcar numa viagem emocional que não só ilumina o passado, mas também olha para o futuro e mostra quão importante é o intercâmbio e a compreensão entre diferentes gerações.