Güstrower, de 90 anos, lidera a restauração da Pedra Elisabeth!
Um homem de 90 anos inicia a restauração da Pedra Elisabeth em Güstrow para preservar o monumento histórico.

Güstrower, de 90 anos, lidera a restauração da Pedra Elisabeth!
Algo está acontecendo em Güstrower Heidbergen - um monumento histórico, a Pedra Elisabeth, será restaurado. A iniciativa vem de uma senhora especial, Angelika Schmiegelow Powell, de 90 anos, que nasceu em Güstrow e fugiu para o Ocidente na década de 1950 e depois emigrou para os EUA. Após o seu regresso à Alemanha, foi profundamente afetada pelo estado de abandono da pedra, que lembrava o reflorestamento feito pelos alunos da Escola da Catedral de Güstrow em 1573. Um artigo sobre o mau estado do monumento, publicado em março de 2025, deu o impulso decisivo ao seu compromisso, como o Correio do Norte relatado.
Mas o que exatamente deveria acontecer durante a restauração? A pedra apresenta vários danos: cerca de 149 letras e números precisam ser substituídos e limpos. O plano é usar um processo especial de jateamento a seco com areia de quartzo microscopicamente fina para limpar suavemente a pedra natural sem danificar o material histórico. O processo é considerado aprovado no setor de proteção patrimonial e garante que as impurezas sejam removidas sem colocar em risco a valiosa superfície da pedra, conforme consta no site naturstein-restauieren.de é explicado.
Participantes e financiamento
O projeto é apoiado por vários atores: a cidade de Güstrow, a Associação de Arte e Antiguidades (KAV) Güstrow, um pedreiro local, bem como cidadãos comprometidos e estudantes do John-Brinckman-Gymnasium. Esta colaboração deverá não só levar à valorização da pedra, mas também ao embelezamento da área envolvente. O custo total da restauração ronda os 2.300 euros, que serão financiados através de donativos. Curiosamente, o Dr. Gerhard Jacob, ex-aluno da catedral, já doou 1.000 euros e está tentando entrar em contato com o prefeito.
O KAV será responsável pelo processamento das doações, pois a cidade decidiu não ter uma conta própria de doações. Isto é feito por razões organizacionais para que os cidadãos possam transferir facilmente as suas doações para a KAV Güstrow e.V. conta na Ostseesparkasse Rostock.
Envolvimento dos jovens
A ideia de incluir os jovens de hoje no projeto é um verdadeiro sucesso. Espera-se que os alunos do ensino secundário não só participem, mas também pesquisem o tema da homónima, Isabel da Dinamarca e da Noruega, bem como o restauro da pedra num curso de “História Regional”. Também é incentivado o plantio de árvores em Heidberge. Isto cria uma ligação intergeracional que ensina aos jovens o significado do monumento e ao mesmo tempo fortalece o seu sentido de responsabilidade.
Uma data importante se aproxima: no dia 13 de janeiro, representantes da cidade, da autoridade de proteção de monumentos e da silvicultura são convidados para assessorar no local. Um acordo para implementar a restauração deverá ser elaborado. Portanto, vale a pena dar uma olhada na Pedra Elisabeth no Güstrower Heidbergen, que em breve poderá brilhar com novo esplendor.
Qualquer pessoa interessada em preservar a nossa paisagem cultural pode encontrar mais informações e opções para se candidatar a financiamento no âmbito de programas de proteção de monumentos no site Ministério da Cultura. Também são apresentados programas especiais anuais com financiamento para médias empresas interessadas na reforma e modernização de edifícios tombados.