Casal campista de Berlim no tribunal: o julgamento de Drosten começa em outubro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O processo de apelação contra o casal campista por insultar o virologista Christian Drosten começa em 1º de outubro de 2024 em Neubrandenburg.

Berufungsprozess gegen Camper-Paar wegen Beleidigung von Virologe Christian Drosten beginnt am 1. Oktober 2024 in Neubrandenburg.
O processo de apelação contra o casal campista por insultar o virologista Christian Drosten começa em 1º de outubro de 2024 em Neubrandenburg.

Casal campista de Berlim no tribunal: o julgamento de Drosten começa em outubro!

A disputa legal contra um casal de campistas de Berlim que insultou o virologista Christian Drosten durante o período Corona está entrando na próxima rodada. O processo de recurso em Neubrandenburg terá início em 1 de outubro de 2024, conforme anunciou o tribunal regional. Tanto o Ministério Público como os arguidos interpuseram recurso contra a decisão do Tribunal Distrital de Waren proferida em Abril de 2024. Esta decisão não surpreendeu, uma vez que ambas as partes estão insatisfeitas com as decisões originais.

O que exatamente aconteceu? Em junho de 2022, o homem de 51 anos tirou imagens privadas do virologista sem o consentimento de Drosten e as compartilhou em um grupo público do Telegram. Ele descreveu Drosten como o “maior criminoso andando livre” e fez a declaração novamente em voz alta no dia seguinte. A mulher de 52 anos, também arguida, também interveio e pediu a Drosten que se afastasse. Na primeira instância, o casal foi advertido por difamação e insultos. O homem recebeu uma advertência por seu comportamento enquanto a mulher foi condenada por insultos.

Curso do processo

As datas de negociação estavam originalmente previstas para julho de 2024, mas tiveram de ser adiadas para o outono devido a dificuldades de agendamento. O tribunal justificou o adiamento com os diferentes períodos de férias e feriados dos envolvidos de diversos estados da federação. O Ministério Público é particularmente afetado por estas complicações, exigindo penas mais elevadas para os condenados.

Em primeira instância, os arguidos receberam um período de liberdade condicional de um ano, o que significa que não têm de pagar multa, desde que cumpram os termos da sua liberdade condicional. Ambos os arguidos vivem actualmente com dinheiro dos cidadãos e têm um filho. A acusação destacou que os insultos ocorreram durante uma viagem a um parque de campismo no distrito dos lagos de Mecklenburg, onde Drosten estava com o seu filho de quatro anos. Durante o incidente, o virologista sentiu-se ameaçado pelo barulho e agressividade do casal e chamou a polícia.

Liberdade de expressão na ciência

A discussão sobre os incidentes também causou grandes ondas. Muitos cientistas, incluindo virologistas, estão a levantar preocupações sobre a liberdade de expressão na ciência, especialmente durante a pandemia. Uma pesquisa publicada pela Spiegel mostra que muitos pesquisadores na Alemanha temem ser atacados publicamente por causa de suas declarações. Estas preocupações são particularmente relevantes à luz dos incidentes contra Drosten e levantam questões sobre como as tensões sociais podem afectar a ciência.

Curiosamente, houve também um ex-réu contra quem o caso foi arquivado por insignificância. Esta multiplicidade de acontecimentos e desenvolvimentos em torno deste julgamento mostra que o caso não é apenas uma questão jurídica, mas também uma questão social. As próximas datas de audiência já foram definidas: após a data do primeiro recurso, em 1º de outubro de 2024, outra ocorrerá em 6 de outubro de 2024. Os olhos do público estarão voltados para Neubrandenburg à medida que esse processo continua.

Mais informações sobre este tema e os desafios que a ciência enfrenta podem ser encontradas em Espelho.