Morcegos em MV: Declínio dramático ameaça espécies nativas!
Güstrow, 10 de agosto de 2025: NABU alerta sobre o perigo para os morcegos no MV e pede participação em eventos Batnight.

Morcegos em MV: Declínio dramático ameaça espécies nativas!
Numa noite quente de verão, não só as pessoas, mas também o mundo animal se adaptam a isso: os morcegos, que vivem no nosso planeta há 50 milhões de anos, voam pelo ar em busca de alimento noturno. Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é o lar de 16 das 25 espécies de morcegos registadas na Alemanha, mas os números alarmantes falam por si. Segundo a Associação Alemã de Conservação da Natureza, NABU, 11 destas espécies encontram-se num estado de conservação preocupante. O que está acontecendo aqui? A extinção dos insectos, impulsionada pela agricultura e silvicultura intensivas, está a ter um sério impacto sobre estes fascinantes mamíferos.
Os morcegos são criaturas únicas que se alimentam de insetos e são indispensáveis como controladores naturais de pragas. No entanto, eles estão lutando pela sobrevivência. Os habitantes da floresta, como o morcego pug, o noctule menor e o morcego barbudo, estão particularmente em risco. Os seus brutais limites de distribuição protegem apenas alguns locais, principalmente nos vales Recknitz e Trebel. É agora importante proteger os habitats destes animais, porque os regulamentos europeus de protecção, que incluem também a Directiva Habitats, garantem a existência destas espécies, que já constam da lista vermelha.
A conservação dos morcegos precisa de apoio comprometido
A NABU apela a medidas que vão além da mera legislação protetora: o uso da terra em áreas protegidas deve ser reduzido a um nível que seja compatível com a natureza. Isto é urgentemente necessário porque quase um terço da área de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental consiste em áreas protegidas europeias. Mas a realidade mostra que 97% dos tipos de habitats na região já estão classificados como inadequados ou pobres. Isto também afecta 65% das 96 espécies animais e vegetais especialmente protegidas.
Com o objetivo de sensibilizar para a situação de ameaça dos morcegos, a Noite Internacional dos Morcegos realiza-se no último fim de semana de agosto. Este fim de semana, em 38 países, incluindo a Alemanha, serão chamadas a atenção para as enormes dificuldades que estes animais têm de suportar. Os eventos Batnight em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão listados no site batnight.de e convidam a população a participar ativamente na proteção destes animais.
Eventos planejados para Batnight
Estes eventos estão no programa em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental:
- 22. August: Fledermausnacht im Plauer Stadtwald (Netzfang)
- 23. August: Fledermausnacht im Rostocker Zoo
- 24. August: Führung auf dem Fledermauspfad in Bossow
- 30. August: Fledermausnacht in der St.-Thomas-Kirche Damshagen, Batnight am Königsstuhl in Sassnitz, Fledermausführung im Fasaneriepark Neustrelitz.
Estes eventos não só oferecem a oportunidade de aprender mais sobre estes animais fascinantes, mas também de trabalhar ativamente para protegê-los. É um apelo a todos para que abram os olhos e se responsabilizem por um pedaço da natureza que nos rodeia.
Os projetos sobre morcegos geridos pela Fundação Alemã para a Vida Selvagem mostram como a investigação sólida é importante para a proteção das espécies. O uso de métodos modernos de telemetria GPS fornece informações sobre o ambiente de vida desses animais e seu comportamento de voo, o que fornece informações sobre estruturas de habitat e forrageamento. Nos Lagos Plön, por exemplo, foram realizados estudos-piloto bem-sucedidos, onde foram obtidas novas informações sobre o estilo de vida dos noctules, que foram monitorizados através de barreiras luminosas e transmissores GPS.
Cabe-nos a nós proteger as populações ameaçadas através de medidas sustentáveis e, assim, criar um equilíbrio entre as pessoas e a natureza. Vamos defender os morcegos juntos antes que seja tarde demais!