Tradicional e moderno: O novo Modis 2.0” traz de volta os trajes tradicionais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Güstrow, oito mulheres fundaram o grupo de moda “Modis 2.0” para revitalizar trajes históricos e roupas rurais.

In Güstrow haben acht Frauen die Modegruppe „Modis 2.0“ gegründet, um historische Trachten und ländliche Kleidung neu zu beleben.
Em Güstrow, oito mulheres fundaram o grupo de moda “Modis 2.0” para revitalizar trajes históricos e roupas rurais.

Tradicional e moderno: O novo Modis 2.0” traz de volta os trajes tradicionais!

Em Bredentin, um bairro idílico do município de Sarmstorf, sopra um vento fresco de tradição. Foi aqui que o novo grupo de moda “Modis 2.0” foi lançado para continuar a história de mais de 40 anos do grupo “Modis” original, lançado em 1976. Na celebração do Dia da Mulher do ano passado, nasceu a brilhante ideia de reviver esta antiga tradição. Oito mulheres empenhadas juntaram-se para apresentar trajes tradicionais e roupas rurais que vão desde 1945 até à viragem do milénio. Isto mostra mais uma vez como as raízes culturais podem ser vivas e relevantes. O Correio Uckermark relata que a demolição do centro comunitário em Sarmstorf reacendeu o interesse por estas peças de vestuário históricas. Durante estas obras de renovação foram descobertos numerosos trajes tradicionais e peças de vestuário, que hoje se encontram guardados no armazém de Bredentin, apoiado pelo clube de lazer e cultural local.

O novo grupo já comemorou a sua primeira aparição na festa de Natal dos idosos no Bredentiner Speicher. As mulheres prepararam-se meticulosamente para este evento com ensaios semanais no segundo semestre do ano. O repertório conta atualmente com cerca de 20 figurinos que não só agradam esteticamente, mas também mantêm vivas as histórias e tradições que representam. Cinco mulheres assumem o papel de modelos durante o desfile, moderado pela talentosa Doris Pohl, conhecida por seu charme do baixo alemão. Jana Schniedewind cria uma atmosfera festiva com sua música.

O significado do traje

Tracht, um termo que descreve o vestuário tradicional nos países de língua alemã, também está a tornar-se cada vez mais importante no norte da Alemanha. As raízes remontam ao século XV, e o próprio termo vem do antigo alto alemão “Draht(a)”, que significa “aquilo que é carregado”. Em regiões como a Baviera, os trajes tradicionais como Lederhosen e Dirndls são amplamente conhecidos, mas no Norte da Alemanha também encontramos exemplos notáveis ​​como o “Frisian Tracht” e o específico “Finkenwerder Tracht”, que estão associados tanto à identidade cultural como à filiação regional. Alto Wikipédia Os trajes tradicionais são uma expressão de classes sociais, profissões e grupos étnicos, e a manutenção destas vestimentas tradicionais é uma parte importante do património cultural regional.

O movimento do traje tradicional no século 19 tentou promover essas vestimentas tradicionais e neutralizar as mudanças sociais. É um regresso a valores que fortalecem a comunidade; uma preocupação que os Modis 2.0 também querem ter em conta com as suas aparições em instalações para idosos. Embora o compromisso deva permanecer administrável, o grupo demonstra grande interesse em preservar e transmitir as suas tradições. A pessoa de contato para consultas de desempenho é a enérgica Andrea Schilling, que pode ser contatada pelo telefone 0172 7656220.

Em qualquer caso, o reinício dos Modis é um exemplo de como uma antiga tradição pode ser reavivada através do compromisso comunitário e da vontade de manter viva a história, e isto mostra mais uma vez: o velho não tem de desaparecer, mas pode continuar a brilhar no novo. Os “Modis 2.0” representam uma ligação emocionante entre o passado e o presente e enriquecem não só a vida cultural local, mas também os corações das pessoas que alcançam.