Serviço funerário em Güstrow: Comunidade unida na dor por Fabian
Um serviço memorial para Fabian, que foi morto, acontecerá em Güstrow no dia 30 de outubro para dar espaço ao luto e à solidariedade.

Serviço funerário em Güstrow: Comunidade unida na dor por Fabian
A cidade de Güstrow está em estado de choque após a morte violenta de Fabian, de oito anos. A tristeza dos moradores pode ser sentida em todos os cantos. A paróquia realizará uma cerimónia fúnebre na quinta-feira, dia 30 de outubro, a partir das 17h30. O pastor Jens-Peter Schulz explica que este serviço tem como objetivo fornecer uma conclusão importante para a congregação e para todos aqueles que ajudaram. Acima de tudo, o pastor é confrontado com uma onda de especulações em torno do incidente e alerta para as reações problemáticas a ele associadas.
O serviço religioso recebe atenção especial, durante o qual devem ser lidas palavras e cartas da congregação. Muitos enlutados, incluindo crianças, fizeram velas de esperança em forma de flâmulas. Eles são mostrados durante os cultos da igreja para servir como um símbolo de lembrança. A igreja paroquial tem capacidade para 550 pessoas; No entanto, como se prevê que este espaço não seja suficiente, o serviço será também transmitido para o exterior. Por questões de segurança, as velas não são acesas na igreja, mas já existem inúmeras velas em frente à igreja como expressão de solidariedade e luto por Fabian.
Investigações e solidariedade comunitária
As autoridades investigadoras ainda não conseguiram chegar a quaisquer conclusões concretas sobre a morte do menino. O pastor Schulz relata que a raiva e a tristeza são processadas de forma diferente na comunidade. Enquanto alguns buscam a calma, outros falam alto e ficam irritados. O mar de luzes que serve de lugar de esperança cresce todos os dias em frente à igreja paroquial, e inúmeras flores e peluches lembram-nos o menino perdido. O pastor está impressionado com a solidariedade que as pessoas demonstram neste momento difícil.
“É lamentável que muitas pessoas se comportem como investigadores criminais amadores”, diz Schulz, que pede interação sensível. Isto é especialmente importante num momento em que o luto encontra expressão em diferentes formas – desde crianças, que muitas vezes fazem perguntas profundas, até adultos, que lutam contra as suas emoções. O pastor Schulz sente que a tristeza é mais profunda do que o medo da situação em si.
Apoio aos sobreviventes
Para muitas das pessoas afetadas, o processo de luto torna-se um desafio que não pode ser superado sozinho. Existem estudos que mostram que entre 10 e 30 por cento das pessoas em luto ficam “presas” numa determinada fase e necessitam de apoio profissional. O aconselhamento para famílias enlutadas pode ajudá-lo a processar o seu luto e a lidar com as tarefas do luto de uma forma curativa. Schulz incentiva todos aqueles que comparecem à cerimônia fúnebre com seus sentimentos a enviarem um forte sinal de solidariedade e se despedirem juntos.
Na próxima quinta-feira, a comunidade de Güstrow se reunirá para enviar suas últimas saudações e chorar juntos. Um acontecimento sem precedentes que afecta profundamente não só os cidadãos, mas também toda a região.
O luto por Fabian vai muito além de Güstrow. Cartas e telefonemas chegam ao Pastor Schulz de toda a Alemanha, o que mostra que a compaixão pelo menino tem um impacto de longo alcance. Nestes tempos difíceis, a solidariedade é importante – e é exactamente isso que é mais importante agora do que nunca.