Tempos quentes em MV: temperaturas até 37 graus – e agora para as crianças?
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental espera calor em 30 de junho de 2025, com temperaturas de até 37 graus. São necessários planos de ação para o calor.

Tempos quentes em MV: temperaturas até 37 graus – e agora para as crianças?
A onda de calor avança em direção ao norte da Alemanha! Esta semana podemos esperar um clima decente no meio do verão, conforme relata o Serviço Meteorológico Alemão (DWD). Faz muito calor em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, especialmente na quarta-feira, com temperaturas máximas que podem chegar a 37 graus Celsius. Mas os dias anteriores também prometem temperaturas quentes: na segunda-feira serão de 23 a 26 graus, na terça subiremos para 28 a 31 graus, com Usedom a continuar a ser a região mais fresca com 26 graus. As altas temperaturas são particularmente visíveis no sudoeste de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
Com essas temperaturas, o risco de problemas de saúde também aumenta. Contudo, as temperaturas noturnas devem cair para um nível suportável de 16 a 18 graus; mesmo noites tropicais acima de 20 graus não são esperadas. Na noite de quarta-feira, uma baixa poderá passar do sul da Inglaterra para as regiões do norte da Alemanha e nos trazer algum resfriamento e possivelmente chuva e trovoadas.
Efeitos do calor na saúde
Como mostra o relatório sobre crianças e jovens do DAK, a temperaturas superiores a 30 graus aumenta o número de problemas de calor que requerem tratamento, especialmente entre crianças e jovens entre os 0 e os 17 anos de idade. Há algo acontecendo! O chefe regional da DAK, Andreas Mirwald, pede planos eficazes de proteção contra o calor para creches, escolas e parques infantis. Não temos apenas que nos proteger do calor, mas também a longo prazo: segundo o Instituto Robert Koch (RKI), é esperado um novo aumento de dias quentes nas próximas décadas devido às alterações climáticas.
Idosos, mulheres grávidas, crianças e pessoas com doenças crónicas anteriores estão particularmente em risco. A proteção preventiva contra o calor é, portanto, urgentemente necessária. O RKI tem realizado avaliações do excesso de mortalidade relacionado com o calor durante muitos anos e trabalha em estreita colaboração com vários ministérios e instituições para desenvolver medidas de protecção eficazes.
Planos de ação para o calor: são necessárias medidas municipais
Na Alemanha, os estados e municípios são responsáveis pelos planos de acção em matéria de calor. Estes planos destinam-se a proteger eficazmente a população local das consequências das fases de calor extremo. Recomendações abrangentes para a criação de tais planos foram desenvolvidas pelos governos federal e estadual em 2017, com base numa diretriz da OMS e tendo em conta as circunstâncias específicas do local.
As medidas do plano de ação para o calor variam e podem incluir, mas não estão limitadas a:
- Neue Konzepte der Stadtgestaltung und Bauleitplanung
- Maßnahmen für mehr Stadtgrün
- Kurzfristige Aktionen für mehr Verschattung
- Spezielle Handlungsabläufe in Gesundheits- und Pflegeeinrichtungen
- Informationskampagnen
- Monitoring
Cada vez mais estados federais, cidades e municípios já implementaram os seus próprios planos de ação para o aquecimento ou estão a planear fazê-lo. No entanto, de acordo com a Ajuda Ambiental Alemã, ainda há muito a fazer, pois muitas cidades não estão adequadamente preparadas para o calor extremo. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis, principalmente em temperaturas acima de 30 graus, e isso deve nos fazer pensar.
Quando o sol brilha, é hora de cuidar da saúde e se preparar bem! Mantenha-se hidratado e busque sombra para passarmos por essa onda de calor.
Para obter mais informações sobre os efeitos do calor na saúde, visite Instituto Robert Koch, e para saber mais sobre planos de ação contra o calor, confira o Ministério Federal da Saúde sobre.