Motorista de ônibus bêbado causa caos na rodovia: Ministério Público investiga!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dirigir embriagado: Um motorista de ônibus bêbado em Ludwigslust causa acidentes durante o serviço de substituição ferroviária. As questões de segurança são urgentes.

Alkohol am Steuer: Ein betrunkener Busfahrer in Ludwigslust verursacht Unfälle während des Schienenersatzverkehrs. Sicherheitsfragen drängen.
Dirigir embriagado: Um motorista de ônibus bêbado em Ludwigslust causa acidentes durante o serviço de substituição ferroviária. As questões de segurança são urgentes.

Motorista de ônibus bêbado causa caos na rodovia: Ministério Público investiga!

Em um incidente alarmante na Autobahn 24, dois ônibus articulados bateram durante o serviço de substituição ferroviária. Alto Correio do Norte Um motorista de ônibus em Ludwigslust foi retirado da estrada com uma concentração de álcool no sangue de 1,46 por mil. Isso aconteceu depois que testemunhas observaram o ônibus viajando em um padrão sinuoso. O Ministério Público já iniciou as investigações iniciais.

O incidente lança uma luz brilhante sobre a situação actual do transporte ferroviário de substituição, que está a ser organizado pela Ecovista durante a renovação geral de nove fases da linha ferroviária Berlim-Hamburgo. Uma porta-voz da empresa descreveu o comportamento do motorista como “inaceitável” e lamentou os acontecimentos. O aspecto da segurança dos passageiros é de extrema importância para a Ecovista. Para evitar tais incidentes no futuro, a empresa planeia introduzir testes diários obrigatórios de álcool para todos os condutores antes de iniciarem o trabalho.

Beber álcool no trabalho

O incidente não representa apenas um problema individual, mas também abre a discussão sobre o consumo saudável de álcool no local de trabalho. Como jurarat explica, os empregadores não podem solicitar testes de álcool ou drogas sem o consentimento do funcionário. O dever de cuidado correspondente é indiscutível, mas não existem leis gerais que proíbam o álcool no local de trabalho. As empresas têm de decidir por si próprias se proibirão o álcool.

A proibição geral do consumo de álcool durante o horário de trabalho pode ser estipulada em acordos empresariais. No caso de abuso de álcool, os funcionários enfrentam advertências ou demissão. Uma suspeita razoável de abuso de álcool justifica controlos técnicos. Contudo, em tais situações, os empregadores devem obter o consentimento dos empregados para estarem legalmente seguros.

Consequências para as empresas

O problema do abuso de álcool também pode ser atribuído ao número crescente de ausências relacionadas com o álcool. De acordo com um Estatísticas AOK desde 2024, 40% das ausências relacionadas com a dependência na Alemanha foram devidas ao consumo de álcool. Isto deixa claro que as empresas são obrigadas a tomar medidas preventivas e a aumentar a sensibilização para os perigos do abuso do álcool.

Especialmente na situação actual, em que o recrutamento de motoristas já é difícil devido à escassez de trabalhadores qualificados, deve ser dada atenção à segurança e ao bem-estar dos trabalhadores. As autoridades responsáveis, como o Ministério dos Transportes de Schwerin, reconheceram a urgência e apelam a que o incidente seja esclarecido rapidamente. Chama-se a atenção para as consequências jurídicas, que podem ter grande alcance tanto para os condutores como para as empresas.

No geral, resta saber que medidas a Ecovista e outras empresas tomarão no futuro para garantir a segurança no trânsito e minimizar os incidentes relacionados com o álcool. Uma coisa é certa: a segurança dos passageiros é a nossa principal prioridade!