Aposentados voluntários colocam Grambow em movimento: novo sistema de ônibus de plantão!
Grambow está iniciando um projeto voluntário de ônibus de plantão com motoristas aposentados para melhorar o transporte público e economizar custos.

Aposentados voluntários colocam Grambow em movimento: novo sistema de ônibus de plantão!
Um projeto piloto no sistema de ônibus de plantão foi recentemente implementado no município de Grambow, perto de Schwerin. Como NDR informou que quatro pensionistas voluntários concordaram em participar das viagens. O prefeito Sven Baltrusch, da CDU, enfatiza que cada cidadão tem a oportunidade de se envolver neste projeto. Um requisito para os motoristas é uma licença de transporte, que eles devem possuir.
Além disso, os ajudantes de ônibus de plantão recebem um subsídio para despesas do ônibus local, como ônibus local explicou. Silke Fischer, porta-voz da empresa, observa que os vizinhos ao volante podem aumentar significativamente a aceitação do transporte público local (ÖPNV). Isso não apenas beneficia a comunidade, mas também economiza dinheiro. O prefeito Baltrusch deixa claro: “Se o distrito salva, Grambow também salva”.
Implantação e expansão do projeto
As operações dos motoristas estão atualmente limitadas das 6h às 18h. No entanto, o plano a longo prazo é empregar os voluntários a tempo inteiro. Esta oferta pode significar que a operação por um subcontratado de ônibus local fora dos horários de pico se tornará desnecessária.
O sistema de ônibus de plantão faz parte de uma ofensiva de mobilidade mais ampla no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, que está programada para começar em todo o país em 1º de março de 2024. VM do governo. O objetivo é construir um sistema nacional de ônibus de plantão com padrões de qualidade uniformes. Serão instaladas 33 linhas de ônibus de plantão, que funcionarão de segunda a sábado, das 5h às 22h. e aos domingos e feriados das 8h às 20h. Porém, se você quiser usar um ônibus telefônico, deverá solicitá-lo com pelo menos uma hora de antecedência.
Apoio financeiro
O Ministério da Economia disponibilizou um financiamento total de 13,5 milhões de euros para 2024 para a implantação do sistema de autocarros de plantão. A primeira-ministra Manuela Schwesig entregou uma subvenção no valor de cerca de 1,45 milhões de euros. Já foram disponibilizados 13 milhões de euros para o desenvolvimento destes sistemas em 2023, estando também garantido o financiamento para os anos seguintes.
Com a introdução do sistema de autocarros a pedido e o apoio empenhado de motoristas voluntários, o município de Grambow não só mostra que tem uma boa mão para a mobilidade dos seus cidadãos, mas também como o compromisso voluntário contribui positivamente para a qualidade de vida na região.