Parchim comemora 80 anos de teatro: canções folclóricas e celebrações familiares aguardam!
Parchim comemora 80 anos de teatro com música, canções folclóricas e um festival familiar nos dias 20 e 21 de setembro de 2025 no Kulturmühle.

Parchim comemora 80 anos de teatro: canções folclóricas e celebrações familiares aguardam!
A cidade de Parchim prepara-se para um emocionante fim de semana de aniversário! Nos dias 20 e 21 de setembro serão comemorados os 80 anos do teatro, em meio a um cenário histórico: os 800 anos da cidade. Motivo suficiente para que os parchimenses revivessem memórias de uma impressionante história teatral e celebrassem com música e alegria. [Nordkurier](https://www.nordkurier.de/regional/parchim/volkslieder-familienfest-und-ein-besonderer-film-parchim- Feiert-80-jahre-theater-3887038) já informou que a noite de música folclórica “Nem sempre pode ficar assim” terá início no dia 20 de setembro.
Desde os seus primórdios até hoje, o percurso do Teatro Parchim é rico em experiências. Fundado em 1945 por um grupo de atores, cantores e músicos no rescaldo da guerra, o teatro celebrou sua primeira apresentação em 7 de julho de 1945 sob o nome “Bunte Bühne” com o programa de cabaré “Tia Lene – hü – hü”. Nas décadas que se seguiram, o teatro moldou a vida cultural da região e foi rebatizado de Parchimer Kreistheater em 1948. Muitas das grandes personalidades que visitaram e moldaram Parchim nas últimas décadas vêm apenas da antiga era da RDA - incluindo Horst Krause e Karl Heinz Oppel. O estilo único de Leander Haußmann também está ancorado na memória do público aqui.
Festas para toda a família
O dia 21 de setembro será voltado para a família. Sob o lema “80 Anos de Teatro em Parchim – 80 Anos de Teatro para Todos” você está convidado para um grande festival familiar no Kulturmühle das 10h às 17h. Uma programação colorida aguarda os jovens visitantes aqui: pinturas faciais, tatuagens brilhantes, castelos insufláveis e atividades artísticas criativas estão na agenda. Os pequenos artistas também podem pintar cerâmicas, fazer botões ou enfeitar.
Particularmente atraentes são os passeios pelo teatro e a oportunidade de participar na roda da fortuna dirigida pelo “Spot an!” associação de apoio. Com um pouco de sorte você pode ganhar pequenos prêmios. Na esplanada do teatro, os visitantes podem fortificar-se com snacks e bebidas e sentir-se um pouco em casa – no brunch do teatro no Mahlwerk, que é servido das 11h00 às 15h00. Aqui é necessário registo prévio, por isso não hesite!
Uma retrospectiva da história
Às 15h, todo o público presente na sala do teatro é convidado a ouvir os discursos e comemorar a impressionante história do teatro. Esta homenagem não é apenas uma retrospectiva, mas também uma celebração das memórias partilhadas e das raízes culturais da cidade. Em seguida, será exibido o documentário “Então vá para Parchim”, do diretor Dieter Schumann, que acompanha o cotidiano de jovens atores e oferece insights emocionantes sobre suas vidas.
O Teatro Parchim, com a sua forma fundida como “Jovem Teatro Estatal Parchim”, é um dos menores teatros da Alemanha e garantiu uma sobrevivência notável apesar dos tempos difíceis. Thomas Ott-Albrecht, que dirige a casa há 22 anos, oferece uma lufada de ar fresco e novas perspectivas, às vezes com uma retrospectiva nostálgica da lendária performance de “Kap der Unruhe” em 1989.
Com todas estas atividades festivas, o aniversário não será apenas uma homenagem aos 80 anos de história do teatro, mas também um convite a todos para se dedicarem às raízes culturais de Parchim. As coisas estarão quentes nas próximas semanas e Parchim se reunirá sob a bandeira do teatro para comemorar e lembrar. Todos estão calorosamente convidados a não perder este momento especial!