Futuro dos cuidados: Discussão importante em Torgelow sobre a reforma em 19 de novembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 19 de novembro de 2025, a Fundação Friedrich Ebert em Torgelow discutirá o futuro do seguro de cuidados de longo prazo e das reformas.

Am 19. November 2025 diskutiert die Friedrich-Ebert-Stiftung in Torgelow über die Zukunft der Pflegeversicherung und Reformen.
Em 19 de novembro de 2025, a Fundação Friedrich Ebert em Torgelow discutirá o futuro do seguro de cuidados de longo prazo e das reformas.

Futuro dos cuidados: Discussão importante em Torgelow sobre a reforma em 19 de novembro!

Na próxima semana, Torgelow será palco de uma discussão significativa sobre o futuro dos cuidados. Na quarta-feira, 19 de novembro, o Fundação Friedrich Ebert um evento informativo na Haus an der Schleuse, que não se concentrará apenas nos desafios atuais do seguro de cuidados de longa duração, mas também na possível abolição do nível de cuidados 1. O evento começa às 18h00. e a entrada é gratuita.

A Ministra Social Stefanie Drese (SPD) participará da discussão e falará sobre conceitos para um design de cuidados à prova de futuro. Ela recebe o apoio de outros interlocutores como Daniel Taprogge da Federação Alemã de Sindicatos do Norte, o professor Harald Seider da Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg e Ramona Wehlke, conselheira de trabalhadores do Vitanas Senior Citizens Center. A discussão está prevista para começar às 18h45. e abordará questões fundamentais, como os efeitos das reformas planeadas na qualidade e nos custos dos cuidados, bem como na promoção de jovens profissionais.

Iniciativas de reforma política no sector da enfermagem

O evento em Torgelow ocorre num momento em que o seguro de cuidados de enfermagem na Alemanha enfrenta desafios significativos. O Futuro pacto pelo cuidado está actualmente a ser desenvolvido como um importante instrumento político para garantir um seguro de cuidados de longa duração. Um grupo de trabalho federal-estadual está a trabalhar em directrizes de reforma que afectam o financiamento, bem como a estrutura, os serviços e o pessoal.

A evolução demográfica está a conduzir a um aumento acentuado do número de pessoas que necessitam de cuidados. Os especialistas já alertam para um défice financeiro iminente nos fundos de cuidados de enfermagem, que, segundo o Tribunal de Contas da União, poderá atingir um défice de 12,3 mil milhões de euros até 2029. Neste contexto, já estão a ser discutidas medidas como a introdução de um sistema complementar financiado por impostos ou aumentos moderados das contribuições.

Mudanças necessárias

Além da reforma do seguro de cuidados de enfermagem, estão também a ser discutidas medidas concretas para tornar a profissão de enfermagem mais atrativa. Isto inclui, entre outras coisas, a expansão da oferta de formação contínua e a simplificação dos processos de candidatura a serviços de cuidados através de sistemas digitais. O objetivo é melhorar a coordenação entre os cuidados ambulatoriais e hospitalares e reduzir a burocracia.

A ministra da Saúde, Nina Warken, também anunciou que sem fundos adicionais poderá haver um aumento nas contribuições em janeiro de 2026. Associações e sindicatos alertam urgentemente contra novos encargos para aqueles que necessitam de cuidados e seus familiares. A Diakonie Deutschland apela, entre outras coisas, a um seguro de assistência integral com co-pagamento limitado e reforça as exigências de uma contribuição financeira mais justa dos governos federal e estadual para os custos de assistência.

Tendo em conta todos estes factores, a sessão em Torgelow certamente levantará muitas questões importantes e, esperamos, promoverá o diálogo que é necessário para garantir cuidados de saúde à prova de futuro na Alemanha.

Os interessados ​​em participar da discussão podem se inscrever pelo site da FES ou por e-mail ou telefone (0385 512596). Esteja presente quando se trata do futuro dos cuidados!