Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: Novos recordes negativos de satisfação com a vida!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental terá a satisfação com a vida mais baixa da Alemanha, com um registo negativo.

Mecklenburg-Vorpommern verzeichnet 2025 die niedrigste Lebenszufriedenheit in Deutschland mit einem Negativrekord.
Em 2025, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental terá a satisfação com a vida mais baixa da Alemanha, com um registo negativo.

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: Novos recordes negativos de satisfação com a vida!

Num estudo recente sobre o tema satisfação com a vida, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (MV) destaca-se como o estado federal com o nível mais baixo de satisfação. De acordo com o último “Atlas da Felicidade 2025”, MV alcançou novo recorde negativo com apenas 6,06 pontos e permanece inalterado no último lugar do ranking do país Correio do Norte relatado.

O estudo, no qual foram entrevistadas um total de 13.905 pessoas com 16 anos ou mais entre julho de 2024 e junho de 2025, mostra sérias diferenças na satisfação com a vida nos estados federais. Enquanto o MV ocupa um sombrio 16º lugar, o Hamburgo brilha com um índice de satisfação de 7,33 pontos e assim assume a primeira posição. A Baviera (7,21 pontos), Renânia-Palatinado (7,21 pontos) e Renânia do Norte-Vestfália (7,19 pontos) também estão bem à frente de MV, cuja diferença em relação ao penúltimo estado federal, o Sarre, aumentou ainda mais.

O pano de fundo da insatisfação

Os resultados do Atlas da Felicidade pintam um quadro sombrio para o povo de MV. Homens com mais de 60 anos e pessoas solteiras estão particularmente insatisfeitos. Com 5,88 pontos, a satisfação com a vida em Mecklemburgo é visivelmente pior do que na Pomerânia Ocidental, onde, no entanto, o sol não brilha e os valores são de 6,75 pontos. A média nacional representa um ligeiro aumento para 7,15 pontos, indicando que a satisfação continua elevada em outros estados federais, enquanto MV, com apenas 25,4% de cidadãos altamente satisfeitos, fica muito atrás da média nacional de 48%.

Também preocupante é a satisfação com a renda em VM, que atinge apenas 5,67 pontos, ante 6,60 pontos em todo o país. Estes números estão claramente correlacionados com uma baixa qualidade de vida geral no estado, onde tanto a taxa de desemprego como a idade média excedem os valores nacionais. Além disso, aspectos como lazer, família e trabalho em VM também estão abaixo da média nacional.

Estabilidade e satisfação no resto da Alemanha

Assim como a análise NDR mostra que a crescente desigualdade na felicidade entre os estados federais é vista como menos dramática, mas MV permanece desconectado deste desenvolvimento. Aqui, a insatisfação leva as pessoas ainda mais fundo na tendência negativa. A falta de renda, em particular, está deprimindo o ânimo. Bernd Raffelhüschen, diretor científico do Atlas da Felicidade, sublinha que esta diminuição da satisfação com o rendimento é uma questão central na VM.

As condições econômicas em VM podem ser percebidas no Produto Interno Bruto (PIB), que também apresenta valores abaixo da média em relação aos demais estados da federação. Um olhar sobre a realidade económica tal como ela aparece do lado Bureau de Análise Econômica dos EUA mostrado mostra que estas tendências também levam a resultados notáveis ​​em outras partes da Alemanha.

No geral, uma coisa permanece clara: o Atlas da Felicidade 2025 revela que MV não só está a lutar contra uma satisfação de vida chocantemente baixa, mas também que as razões para isso estão profundamente enraizadas na estrutura económica e social do Estado. Parece ser hora de repensar e desenvolver soluções para melhorar de forma sustentável a qualidade de vida das pessoas em MV.