Neubrandenburg pergunta: Como está o nosso setor de varejo?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Neubrandenburg está iniciando uma coleta de dados de varejo para melhorar as estratégias de varejo. Empresas e clientes são pesquisados.

Neubrandenburg startet eine Datenerhebung zum Einzelhandel, um Handelsstrategien zu verbessern. Unternehmen und Kunden werden befragt.
Neubrandenburg está iniciando uma coleta de dados de varejo para melhorar as estratégias de varejo. Empresas e clientes são pesquisados.

Neubrandenburg pergunta: Como está o nosso setor de varejo?

Há sinais de mudança em Neubrandenburg: a cidade está agora a iniciar uma recolha abrangente de dados sobre o retalho e o interesse dos intervenientes locais está a aumentar. A iniciativa visa coletar informações atuais sobre a situação comercial, comportamento de compra e expectativas das empresas. Relatórios de Strelitzius que os resultados desta pesquisa fornecerão um auxílio essencial na tomada de decisões para a futura estratégia comercial da cidade.

A grande pesquisa é destinada tanto a varejistas quanto a clientes locais. Uma pesquisa online estará disponível para as empresas preencherem até 15 de novembro de 2025. Dura cerca de 20 a 30 minutos e aborda desafios, oportunidades e potencial de desenvolvimento. Os varejistas são convidados a selecionar perguntas que sejam significativas para eles, acessando a pesquisa em este link pode ser encontrado.

Capture o humor dos clientes

Ao mesmo tempo, a voz dos clientes de Neubrandenburg também é ouvida. Sua pesquisa visa capturar percepções, desejos e experiências e pode ser concluída em apenas 5 a 10 minutos até 22 de novembro de 2025. O link correspondente para a pesquisa é disponível aqui. A avaliação de ambos os inquéritos está prevista para a primavera de 2026 e será incorporada diretamente na atualização do conceito de retalho da cidade.

Os principais tópicos aqui serão a digitalização, o aumento dos preços da energia e a sustentabilidade - todos desafios que também são discutidos no relatório da ibi research e DIHK sobre o retalho alemão em 2024. Isto não só aponta para as dificuldades causadas pela escassez de trabalhadores qualificados e um declínio na frequência, mas também para os encargos crescentes causados ​​pelos reembolsos da ajuda de emergência Corona e pelo aumento das rendas. O IHK Neubrandenburg salienta que mais de 50% dos retalhistas tradicionais são afetados por furtos em lojas e gostariam de ver uma aplicação da lei mais forte.

Sustentabilidade e digitalização em foco

O que é particularmente interessante é que 2/3 dos retalhistas estão comprometidos com a sustentabilidade por sua própria iniciativa. No entanto, apenas um em cada dois clientes está satisfeito com o progresso nesta área. Os pequenos retalhistas estão frequentemente menos preparados para os desafios da digitalização – apenas 25% têm uma estratégia de digitalização. O retalho fixo continua a ser o canal de vendas mais forte, mas a percentagem de retalhistas multicanais está a crescer.

Outro foco está no aumento das regulamentações, que, segundo 75% dos varejistas, são percebidas como uma influência negativa. Em média, os traders gastam impressionantes 51 horas por mês e gastam 3.400€ em requisitos burocráticos. Estes desafios precisam agora de ser abordados especificamente utilizando os resultados da recolha de dados e as soluções desenvolvidas.

A administração da cidade de Neubrandenburg está a resolver os problemas e gostaria de utilizar esta recolha de dados para definir o rumo para um desenvolvimento positivo no retalho. “Temos em mente as perspetivas de todas as partes interessadas”, sublinha a cidade, e espera uma participação ativa nas pesquisas. Porque uma coisa é certa: só com uma comunidade forte poderemos superar os desafios dos próximos anos.