Obras em Wesenberg: Homem com deficiência grave luta pelo acesso!
Neustrelitz em 5 de julho de 2025: Moradores lutam com canteiros de obras enquanto um aposentado com deficiência grave é restringido.

Obras em Wesenberg: Homem com deficiência grave luta pelo acesso!
Em Ahrensberg, perto de Wesenberg, os residentes enfrentam grandes desafios. Devido à reforma da via local, muitos deles têm acesso limitado às suas propriedades. Hartmut Wiedbusch, um reformado com deficiência grave que vive na rua “Alte Havel”, é particularmente afectado. Wiedbusch depende de seu carro para ir às consultas médicas e fazer compras. A situação fica ainda mais crítica porque o serviço de enfermagem tem que ir até ele todos os dias em um veículo.
A situação é particularmente precária porque o tráfego na Weinbergstrasse já foi completamente bloqueado. Para Wiedbusch e os outros residentes, isto significa que o acesso às suas ruas está severamente restringido. Atualmente, é necessário cavar um canal circular, o que complica ainda mais a acessibilidade da estrada “Alte Havel” para veículos. Em caso de emergência, os bombeiros e os serviços de resgate só podem chegar às casas a pé, o que pode custar um tempo valioso numa situação de emergência. Além disso, o heliporto de resgate está bloqueado por veículos de moradores, o que agrava ainda mais a situação.
Autoridades em foco
Frank Wiedbusch, filho de Hartmut Wiedbusch, criticou duramente as autoridades. Na sua resposta, no entanto, o presidente da Câmara Steffen Rißmann (CDU) foge a qualquer responsabilidade e explica que a autoridade responsável pela construção não pode reagir a perigos abstratos. O encerramento da estrada residencial “Alte Havel” estava originalmente previsto para ocorrer mais cedo, mas só estava previsto para 7 de julho. Rißmann descreve a situação como lamentável, mas sublinha que não foi possível encontrar outra solução. Estas declarações aumentam a indignação dos moradores e levantam questões sobre planeamento e comunicação.
As obras estão sendo executadas pela empresa Strabag. Os serviços de emergência e os bombeiros da área foram regularmente informados sobre as fases de construção e foi acordado um procedimento de encontro com o grupo de gestão do escritório de Neustrelitz Land. Em emergências urgentes, os bombeiros e o serviço de resgate podem acessar o canteiro de obras para poder atuar rapidamente.
Projetos de construção problemáticos
O corpo de bombeiros de Ahrensburg e a assessoria técnica da THW realizaram uma vistoria e rapidamente instalaram quatro novos pilares de sustentação para que os moradores pudessem entrar novamente no prédio. A operação durou cerca de 90 minutos, durante os quais Nordstrandring foi bloqueado por veículos de emergência.
Estes incidentes realçam a necessidade de repensar o enquadramento dos projectos de construção e o seu impacto sobre os residentes. Em particular, a implementação da Lei da Igualdade para as Pessoas com Deficiência de 2016, que se destina a promover a construção sem barreiras, deve receber maior atenção. As diretrizes para uma construção sem barreiras fornecem orientações valiosas para planejadores e administrações de edifícios e podem ajudar a tornar as instalações e as ruas acessíveis a todos. leitfadenbarrierfreebuilding.de é descrito.
No geral, é evidente que existe uma necessidade urgente de acção tanto em Ahrensberg como em Ahrensburg para garantir a segurança e a acessibilidade a todos os residentes. Os desafios devem ser enfrentados o mais rápido possível para evitar maiores inconvenientes ou mesmo situações perigosas.