Participação cidadã em Feldberg: Participe no dia 5 de julho!
No dia 5 de julho, os cidadãos em Feldberg discutirão a co-gestão, iniciativas de cidadania e projetos futuros. Convido você a participar!

Participação cidadã em Feldberg: Participe no dia 5 de julho!
Um evento emocionante sobre o tema da participação cidadã acontecerá em Feldberg no dia 5 de julho. Sob o lema “Quero ter uma palavra a dizer na nossa comunidade – como é que isso funciona?” Todas as partes interessadas são convidadas a partilhar as suas ideias sobre questões locais e a descobrir novas abordagens à participação. A partir das 17h Das 19h30 às 19h30, várias áreas de participação cidadã serão discutidas na sala paroquial de Feldberg, Prenzlauer Straße 18. Como relata Nordkurier, os organizadores esperam muito interesse.
O evento destina-se a todos os entusiastas da participação cidadã, das iniciativas de cidadania, dos conselhos consultivos e dos futuros workshops. O programa inclui, entre outras coisas, informação actualizada sobre os conselhos de cidadãos e a oportunidade de falar com representantes da administração. Convidados como Jana Wolff, da Climate Alliance Schwerin, trarão ideias interessantes - ela fará um relatório sobre uma iniciativa de cidadãos bem-sucedida para transporte local gratuito. Thomas Radke, da iniciativa Future Action MV, dá-nos uma visão das experiências com uma assembleia de cidadãos em Malchin. Robert Gardlowski, o líder comunitário, dará uma visão geral das oportunidades de participação local.
Conselhos de cidadãos como tendência na política
Os conselhos de cidadãos, instrumento pioneiro de promoção da participação política, estão actualmente na boca de todos. Como explica bundestag.de, eles oferecem aos cidadãos uma plataforma para discutir questões políticas, desenvolver soluções propostas e formular recomendações aos políticos. A presidente do Bundestag, Bärbel Bas, vê isto como uma oportunidade para fortalecer a confiança na política e revitalizar a democracia.
As assembleias de cidadãos não são isentas de controvérsia. Os críticos alertam que poderiam funcionar como uma espécie de parlamento secundário. Mas para os seus apoiantes, representam um acréscimo valioso à democracia representativa. É importante fazer as perguntas certas e refletir a diversidade de opiniões. De uma perspectiva histórica, tais formas de co-gestão não são novas - as guildas já exigiam direitos de co-gestão na Idade Média, e com a introdução do código municipal prussiano em 1808, foi criada a primeira base para os direitos civis, como o [bpb](https://www.bpb.de/shop/zeitschriften/izpb/kommunalpolitik-333/257334/ Political-mitdetermination/) afirma.
Convite para ajudar a moldá-lo
O evento Feldberg não oferece apenas a oportunidade de discussão, mas também de participação prática. Os organizadores estão ansiosos por intercâmbios animados e ideias criativas. Não são necessários conhecimentos prévios e o seu bem-estar físico é cuidado - pequenos lanches e bebidas aguardam os participantes.
Esta iniciativa é apoiada pelo Fórum de Cidadãos Feldberger Seenlandschaft e financiada pelo programa “Conversando uns com os outros” do Ministério Federal do Interior. Portanto, se você quiser trabalhar em questões locais e moldá-las ativamente, marque o dia 5 de julho em seu calendário!
Nos vemos em Feldberg – quando se trata de trabalhar juntos para criar uma comunidade viva e inclusiva!