Neustrelitz desperta a democracia: Novo parlamento infantil começou!
Neustrelitz fundou um parlamento infantil para alunos do ensino primário e promoveu a democracia e a participação na vida escolar quotidiana.

Neustrelitz desperta a democracia: Novo parlamento infantil começou!
As coisas estão animadas em Neustrelitz: um novo parlamento infantil abriu as suas portas; o comité altamente motivado de 16 membros é composto por crianças do primeiro ao quarto ano da escola primária de Sandberg, bem como pelos mais pequenos da creche associada. O clube recém-fundado foi lançado em setembro de 2025 com o objetivo de dar às crianças uma palavra a dizer no quotidiano escolar e nos cuidados pós-escolares e apresentá-las aos processos democráticos numa fase precoce. Os jovens membros não são apenas treinados em eleições, mas também aprendem o que significa respeitar regras e fazer compromissos, como relata NDR.
Como parte do novo projeto, as crianças satisfazem a sua necessidade de participação e de formação ativa do seu ambiente com muito empenho e criatividade. Os primeiros temas discutidos no parlamento infantil giraram em torno do esporte popular, o futebol - um tema frequente de conflito no cotidiano pós-escolar. Aqui as crianças não só aprendem a ser justas, mas também a importância de tratar uns aos outros com respeito. O objetivo não é apenas encontrar soluções para os problemas do quotidiano, mas também promover uma consciência de responsabilidade na comunidade, como explica o Projeto Strelitzius.
Participação e democracia
Torna-se particularmente emocionante quando as crianças podem trazer as suas preocupações, ideias e desejos, a fim de participarem ativamente na definição do quotidiano escolar e dos cuidados pós-escolares. Os jovens parlamentares recebem apoio de experientes especialistas em educação e do multiplicador Wibke Seifahrt, que são acompanhados e apoiados nas reuniões. É crucial que as crianças compreendam que nem todos os desejos podem ser implementados; O que é crucial, no entanto, é a transparência das decisões. Isto é visto como um passo importante para a participação activa na educação quotidiana.
O programa federal “Vivendo a Democracia!” promove ativamente este projeto, que não só contribui para a educação para a democracia, mas também dá o exemplo de uma coexistência mais justa no quotidiano escolar e nos cuidados pós-escolares. Numa altura em que a participação precoce se torna cada vez mais importante, Neustrelitz lançou uma iniciativa exemplar com o seu parlamento infantil.