Natal na prisão: Ambiente festivo promove reabilitação

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Neustrelitz, as instalações correcionais celebram o Natal para reabilitação, apoiadas pelo Ministro Bernhardt.

In Neustrelitz feiern Justizvollzugsanstalten festlich Weihnachten zur Resozialisierung, unterstützt von Ministerin Bernhardt.
Em Neustrelitz, as instalações correcionais celebram o Natal para reabilitação, apoiadas pelo Ministro Bernhardt.

Natal na prisão: Ambiente festivo promove reabilitação

Nas prisões de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, as pessoas não só cumprem as suas penas antes do Natal, mas também celebram festivamente. Nas instalações correcionais de Bützow, Stralsund, Waldeck e Neustrelitz, o tempo contemplativo é celebrado com diversas atividades e eventos que não só proporcionam variedade, mas também servem para ressocializar os presos. “A normalidade é importante para a reintegração numa vida sem punição após a libertação da prisão”, explica a Ministra da Justiça Jacqueline Bernhardt (à esquerda) e sublinha a importância de tais celebrações para os prisioneiros. O Borkener Zeitung fornece informações sobre isso.

As prisões brilham no esplendor do Natal; Um arco de velas de madeira adorna as entradas em frente ao Stralsund JVA, enquanto um calendário do Advento feito por você mesmo foi montado no Waldeck JVA. Um grande trenó de renas, feito pelos presos, também adoça o ambiente. “Tradições como o Natal devem ser preservadas”, enfatiza o Ministro Bernhardt, talvez também como um lembrete dos valores da comunidade. É certamente importante para o ministro que os presos não sejam esquecidos apesar das suas ações e que encontrem novamente um lugar na sociedade.

Atividades festivas e presentes

Hoje em dia também há muita música: coros de prisão e bandas de metais garantem o clima certo para as férias. No Waldeck JVA, por exemplo, há um concerto com um coro de prisioneiros, enquanto o grupo de metais Kessin visita o Waldeck JVA para o segundo Advento. Na véspera de Natal, Bernhardt distribuirá pessoalmente presentes na prisão de Waldeck - “Esses pequenos presentes ajudam os presos a se sentirem parte da sociedade”, foi seu discurso. Os presentes são arrecadados por associações e têm como objetivo mostrar aos presos que a sociedade pensa neles, mesmo quando estão atrás das grades.

Mas não são apenas presentes e música no programa. As instituições também organizam torneios desportivos – desde skate, ténis de mesa e dardos. Os serviços religiosos enriquecem o programa festivo e até uma pequena celebração para os familiares dos presos é realizada em Bützow e Neustrelitz. Certamente a interação humana não é negligenciada, o que é um ponto importante para muitas pessoas encontrarem sentido em sua situação de vida.

Delícias culinárias servidas no Natal

E o que seria do Natal sem boa comida? Na véspera de Natal, todos os presos recebem tradicionalmente salada de batata com linguiça. Os destaques culinários são servidos no dia de Natal: em Waldeck e Neustrelitz há coxa de pato com repolho roxo, enquanto em Bützow é servida coxa de coelho com repolho roxo e bolinhos. Em Stralsund, a coxa de pato também está no cardápio do Boxing Day. Estes menus festivos ajudam a fortalecer o sentido de comunidade nas instituições.

No geral, as celebrações do Natal nas prisões não são apenas um raio de esperança no triste confinamento. Eles também cumprem a importante tarefa de reabilitação, mantendo as tradições e dando aos presos esperança de um futuro melhor. Segundo Zeit, estas celebrações refletem a dignidade inviolável de cada ser humano, que não deve ser perdida entre os presos. Uma abordagem bem-sucedida para dar a todos os envolvidos a oportunidade de se conectarem com a época do Natal.