Perigo! Os fraudadores agem como falsos policiais ao telefone!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 30 de dezembro de 2025, a polícia alerta sobre fraudadores telefônicos em Parchim que se passam por funcionários públicos e exigem dinheiro.

Polizei warnt am 30.12.2025 vor Telefonbetrügern in Parchim, die sich als Beamte ausgeben und Geld fordern.
Em 30 de dezembro de 2025, a polícia alerta sobre fraudadores telefônicos em Parchim que se passam por funcionários públicos e exigem dinheiro.

Perigo! Os fraudadores agem como falsos policiais ao telefone!

Para muitos é um som familiar e tranquilizador: o telefone tocando. Mas recentemente este ruído tornou-se um pesadelo para alguns. A polícia está a emitir um forte alerta sobre chamadas fraudulentas em que os criminosos se passam por agentes da polícia e tentam roubar dinheiro ou objectos de valor de pessoas idosas. De acordo com os últimos relatórios disponibilizados pela NDR, sete dessas tentativas de fraude foram registadas apenas na segunda-feira na área de Wismar e Plau am See. Já é hora de se informar e se proteger.

Muitos pacientes enfrentam um dilema emocional quando são pressionados do outro lado do telefone. As pessoas que ligam muitas vezes alegam que há evidências de arrombamentos planejados e incentivam as vítimas a entregarem seus objetos de valor. Esses truques pérfidos não são novos, mas o golpe evoluiu. As chamadas começam frequentemente com anúncios automáticos que afirmam vir de organizações conceituadas como a Europol ou a Polícia Criminal Federal, como salienta o centro de aconselhamento ao consumidor. Seja como policial à paisana ou como investigador mascarado, os fraudadores se prepararam bem.

Como se proteger

Uma desconfiança saudável pode ser a melhor proteção contra tais golpes. A própria polícia não fornece informações sobre questões financeiras por telefone e nunca recolherá dinheiro ou objectos de valor. Outro ponto que os afetados devem ter em mente: se receber ligações suspeitas, basta desligar e entrar em contato com a polícia no número de emergência 110. Mesmo que a pressão seja grande, você não deve deixar o medo de perder seus valores guiá-lo.

Os idosos, que muitas vezes são os principais alvos desses golpistas, estão particularmente em risco. Um truque simples é pedir aos chamadores que forneçam informações pessoais ou de conta importantes, como explicam as dicas sobre Wired Cabin. É importante notar que as autoridades reais nunca solicitarão tais dados sensíveis por telefone. É aconselhável seguir cuidadosamente todas as recomendações policiais.

A situação em resumo

  • Betrüger geben sich am Telefon als Polizisten aus.
  • Anrufe erfolgen häufig von unterdrückten Rufnummern.
  • Die Betrüger setzen die Opfer unter Druck und drohen.
  • Wertsachen abzugeben, ist keine Lösung und wird von echten Polizeibehörden nicht gefordert.
  • Betrug ist ein wachsendes Problem, auch im digitalen Raum.

Numa altura em que as técnicas de fraude se tornam cada vez mais sofisticadas, continua a ser importante permanecer vigilante. Os provedores de tais cenários de fraude geralmente são bem treinados e têm uma atitude muito convincente. Se você foi vítima de tal ligação ou testemunhou alguma atividade suspeita, não hesite em denunciar à polícia. Quanto mais as pessoas se informarem e reforçarem as suas defesas, mais rapidamente as autoridades poderão tomar medidas para proteger os seus concidadãos.