Crise financeira no distrito: Ludwigslust-Parchim corre o risco de deixar o Deutschlandticket?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Ludwigslust-Parchim existe o risco de deixar o Deutschlandticket devido a dificuldades financeiras e à falta de ajuda estatal.

Im Landkreis Ludwigslust-Parchim droht der Ausstieg aus dem Deutschlandticket wegen finanzieller Nöte und fehlender Landeshilfen.
No distrito de Ludwigslust-Parchim existe o risco de deixar o Deutschlandticket devido a dificuldades financeiras e à falta de ajuda estatal.

Crise financeira no distrito: Ludwigslust-Parchim corre o risco de deixar o Deutschlandticket?

No distrito de Ludwigslust-Parchim, a participação no Deutschlandticket e no projeto de ônibus de plantão associado está em risco. O Administrador Distrital Stefan Sternberg (SPD) dá o alarme e critica a insuficiência de fundos de ajuda para financiar os transportes locais, que não chegam ao distrito conforme necessário. Os relatórios SVZ que faltavam à empresa municipal de transportes dois milhões de euros no ano passado e três milhões de euros até agora este ano. No geral, acumulou-se um défice de cinco milhões de euros.

Sternberg já apontou a situação várias vezes, mais recentemente numa carta no final da semana passada. Os fundos pendentes para o Deutschlandticket são descritos como um problema federal, o que coloca uma pressão adicional sobre a situação. O projecto de autocarros a pedido, previsto no acordo de coligação entre o SPD e a esquerda, também poderá cair no esquecimento.

Preocupações econômicas no distrito

Embora Ludwigslust-Parchim seja considerado economicamente forte, é claro que o distrito já não consegue equilibrar o seu orçamento. Dos 12.000 assinantes do Deutschlandticket, apenas 1.800 compraram o bilhete na empresa de transporte local. Isto deixa claro quão baixa é a receita local deste programa.

Se não houver uma regulamentação clara sobre a distribuição das receitas do Deutschlandticket até ao início de outubro, a empresa de transportes Ludwigslust-Parchim (VLP) ameaça deixar de aceitar o bilhete no seu próprio sistema tarifário. Uma tentativa de redistribuição das receitas já está prevista para Outubro, tendo em conta os códigos postais dos consumidores e considerações turísticas.

Reações políticas e o futuro do transporte local

Sternberg chega ao ponto de ameaçar retirar-se do Deutschlandticket se a situação não melhorar. Numa carta incendiária ao ministro da Economia, Wolfgang Blank, e à primeira-ministra, Manuela Schwesig, apela a medidas urgentes para eliminar os défices. A NDR informa que o défice do VLP foi de 2,7 milhões de euros no ano passado e já tinha subido para três milhões de euros no final de julho deste ano.

Wolfgang Waldmüller, membro da CDU no parlamento estadual, também está preocupado e considera inaceitável a distribuição injusta de receitas. Ele apoia a posição de Sternberg e deixa claro que, sem uma solução, toda a infra-estrutura de transporte local no distrito está em risco. Isso também inclui ônibus de plantão e passagens com desconto para estagiários e idosos.

O Ministério dos Assuntos Económicos de Schwerin sublinha a importância do financiamento estável do Deutschlandticket. Na próxima quinta-feira, acontecerá em Munique uma conferência especial dos ministros federais e estaduais dos transportes, onde serão discutidos financiamento e possíveis aumentos no preço das passagens. Dada a situação actual, o transporte local no distrito enfrenta grandes desafios - resta saber se conseguirá superá-los.